COMO IDENTIFICAR UMA INFESTAÇÃO DE BARATAS

Conheça os principais sinais de infestação de baratas de esgoto e baratas francesinhas

Baratas além de serem extremamente desagradáveis e nojentas, são um risco para a nossa saúde. Uma infestação dentro de casa pode resultar em infecção, alergia ou até transmissão de doenças através do contato com as fezes, peles, saliva, urina ou até pelo ar, se for uma infestação em estado avançado.

E esses insetos ainda possuem alta capacidade de proliferação e um ciclo de vida bem curto, o que torna essencial que sua infestação seja identificada o mais rápido possível para não se tornar um problema sério.

Como identificar uma infestação de baratas?

Vamos as dicas de como identificar um infestação de baratas na sua casa:

As baratas francesinhas costumam fazer seus ninhos dentro de frestas e buracos em paredes e no piso, em rodapés soltos, dentro de armários e embaixo da pia. Em muitos casos, até dentro de fogões e geladeiras.

Dê uma boa inspecionada por fezes, restos de pele, ootecas ou baratas dentro desses locais. Dê uma olhada atrás da borrachada da porta da sua geladeira, se estiver com uma infestação ativa, você pode encontrar fezes e baratas francesinhas na fase jovem escondidas.

Já as baratas de esgoto preferem locais úmidos, quentes e gordurosos, e de preferência com lixo ou matéria orgânica dispinível. Rede de esgoto, lixões e terrenos baldios são os locais preferidos. Nas casas são mais encontradas dentro dos bueiros e ralos. Se tiver coragem, pegue uma luva e abra a tampa dos bueiros com auxílio de uma ferramenta, você deverá encontrar algumas baratas de esgoto perambulando pelas tubulações durante o dia.

Baratas francesinhas vão em busca de alimento á noite, portanto inspecione por toda a cozinha por qualquer movimento de baratas adultas em busca de alimento. Nao se esqueça de checar dentro de armários. Você pode deixar algumas migalhas no chão para fazer uma “armadilha”.

Baratas de esgoto também possuem hábitos noturnos. Procure primeiro no quintal, atrás de entulhos e caixas de papelão e em volta de lixeiras. Em seguida, dê uma boa inspecionada pela cozinha. Serão facilmente vistas se estiverem algumas presentes na cozinha. Dê uma boa olhada no fogão, baratas de esgoto adoram a gordura.

Fezes de baratas francesinhas são como pequenos grãos pretos, parecidas com grãos de pimenta preta. Variam do preto ao marrom. As fezes de baratas de esgoto são um pouco maiores, e possuem uma forma cilíndrica com as pontas irregulares.

Procure por fezes em balcões e dentro de gavetas na cozinha. Outros locais que aparecem fezes de baratas são nos cantos de paredes, nos rodapés e lambris de portas ou próximo a rachaduras e frestas em paredes e no piso. Em pequenas infestações, talvez você veja somente algumas fezes, já em infestações maiores, poderá encontrar dezenas ou até centenas de fezes em apenas um local.

Baratas não poem seus ovos singularmente. Você pode encontrar ootecas vazias em locais escondidos próximos as fontes de alimento, como dentro de armários, atrás de móveis, dentro de frestas e rachaduras ou até dentro de caixas de papelão.

A ooteca da barata francesinha é nada mais que um cilindro marrom cheio de ovos. Elas fazem suas posturas em ootecas (com até 50 ovos cada).

As ootecas das baratas de esgoto são diferentes das ootecas das baratas francesinhas. São como um grande caroço marrom escuro, com cerca de 9mm.

Baratas trocam de pele diversas vezes enquanto estão virando adultas. Restos de peles de baratas podem ser encontrados também próximos as fontes de alimento. São identificados geralmente ao longo de rodapés, dentro e embaixo de móveis da cozinha.

Se houver um grande número de baratas em um cômodo, você conseguirá perceber um odor desagradável vindo de algum local escondido, quente e úmido. O cheiro é parecido com o cheiro de mofo, um cheiro azedo e enjoativo.

Existem também odores provenientes de baratas mortas como ácido oleico é produzido durante a decomposição. O odor das baratas em larga escala pode até afetar o sabor dos alimentos e causar reações alérgicas graves, incluindo asma.

Procure por manchas de gordura em paredes e próximos a rodapés. São irregulares e de cor castanha. Baratas deixam estes rastros de gordura se estiverem em um ambiente com muita umidade disponível.

Onde as baratas são mais vistas nas residências?

Nos cantos das paredes e ao longo de rodapés soltos ou úmidos. Rodapés de banheiros e áreas de serviço costumam ter ninhos de  baratas devido a alta umidade desses cômodos.

– Em cima de prateleiras, armários, portas e outros móveis altos.

– Dentro de gavetas, despensas, armários e outras áreas de armazenamento de alimentos.

– Até brinquedos de crianças, se a criança brincou com os dedos gordurosos depois de comer.

– Por baixo, atrás e dentro de geladeiras e fogões.

– Embaixo da pia. Principalmente se panelas estão sendo estocadas sem a devida limpeza.

– Rachaduras e buracos em paredes e pisos, especialmente azulejo solto ou quebrado.

– Caixas de papelão e entulhos. Se tiver uma caixa de papelão perto da cozinha, inspecione-a. Baratas adoram papelão.

Esses são os principais sinais de uma infestação de baratas francesinhas e baratas de esgoto. Se precisar de ajuda para identificar, prevenir ou controlar uma infestação de baratas entre em contato conosco, nós podemos te ajudar.

POSTAGENS RELACIONADAS

Conheça tudo sobre as principais doenças transmitidas por baratas para pessoas
Doenças transmitidas por baratas

Baratas carregam milhares de microorganismos patogênicos em suas patas do esgoto e lixo, que podem transmitir doenças graves através do contato com a sua comida, bebida ou até pelo ar….

Leia mais

Tem um rato morto na sua casa? Aprenda como se livrar desse cheiro horrível com segurança
Como se livrar do cheiro de rato morto

Um rato morto além de trazer inúmeros germes, pode ter um cheiro bem desagradável, principalmente se tiver mais de um rato morto no local. Primeiro você deve achar o rato morto….

Leia mais

Como se livrar de pulgas espalhadas pela sua casa
Como eliminar as pulgas do ambiente

Se você estiver ainda no começo de infestação, é capaz que você consiga eliminar as pulgas do ambiente sozinho. Vamos ensiná-lo como fazer isso. Para eliminar pulgas da sua casa….

Leia mais

Receba ofertas especiais com até 30% OFF todo mês!

Deixe seu nome e e-mail e receba as nossas novidades e ainda uma série de ofertas exclusivas com até 30% OFF todo mês.