DOENÇAS TRANSMITIDAS POR BARATAS

Conheça tudo sobre as principais doenças transmitidas por baratas para pessoas

Baratas não fazem distinção por ondem andam. Elas carregam milhares de microorganismos patogênicos em suas patas do esgoto e lixo, que podem transmitir doenças graves através do contato com a sua comida, bebida ou até pelo ar.

Conheça um pouco mais sobre as principais doenças transmitidas por baratas:

TUBERCULOSE

Tuberculose é uma doença bactericida que ataca principalemte os pulmões, porém também pode ocorrer em outros órgãos como rins, cérebro, ossos e outros. A tuberculose pulmonar é a mais comum no Brasil. É transmitida através da via respiratória, ou seja, pode ser transmitida pelo espirro, tosse, beijo, fala entre outros.

Seus principais sintomas são febre (geralmente ao entardecer), falta de apetite, febre, tosse seca e prolongada, dores no peito e suores noturnos. Em casos mais graves, os sintomas incluem dificuldade de respiração e hemoptise (tosse e escarro com sangue).

A doença é curável e anualmente são notificados cerca de 6 milhões de casos novos da doença em todo o mundo.

HEPATITE A

É uma doença viral que ataca o fígado e tem sua principal forma de transmissão através da ingestão de água ou alimento infectado com fezes.

Uma pessoa infectada defeca e contamina a água de um local sem as condições adequadas de saneamento, fazendo com que a mesma água acabe sendo utilizada por outras pessoas.

Seus sintomas incluem febre, perda de apetite, náusea, vômitos, icterícia (olhos ou pele amarelada) entre outros. Seus pacientes geralmente conseguem a recuperação completa, sem sequelas.

Pode causar insuficiência hepática e levar a morte, mas é bem raro. Sua prevenção deve ser feita por vacina, altamente recomendada para crianças.

Assim como a catapora, uma pessoa só pode contrair a hepatite A uma vez.

SALMONELA

É uma doença causada por um grupo de bactérias do gênero Salmonella – família Enterobacteriaceae. Sua transmissão se dá pela ingestão de alimentos infectados, geralmente alimentos de origem animal: vo, leite, carnes brancas e carnes vermelhas.

Deve-se evitar alimentos crus ou mal cozidos de qualquer maneira, principalmente ovos, carnes brancas e carnes vermelhas, como prevenção contra a doença.

Seus principais sintomas são diarréia, náuseas, vômitos, febere entre outros. Dependendo da bactéria infectante. É importante que as pessoas que manuseiam esses alimentos lavem as mãos regularmente, porque a transmissão pode ocorrer durante a manipulação de alimentos por pessoas infectadas.

FEBRE TIFÓIDE

É uma doença contagiosa, transmitida pela Salmonella typhi. Sua transmissão ocorre pela boca, tanto pela ingestão de alimentos e líquidos infectados como pelo contato direto com saliva de um portador. A doença é mais comum em locais sem tratamento de água e esgoto adequado.

A prevenção pode ser feita através de vacina, e é altamente recomendada para crianças, jovens e pessoas que vão para locais com saneamento básico precário.

Seus sintomas na fase aguda (ínicio da doença) são febre alta, diarréia forte, tosse seca, dor de cabeça, dor de barriga e mal estar.

Outros sintomas podem surgir em alguns dias, como fezes com sangue, sangramento nasal, calafrios, confusão mental, humor instável, rosérola (manchas rosadas pelo corpo), exaustão e fraqueza muscular. Sem tratamento, a doença pode levar ao óbito.

DIFTERIA

É uma doença causada pela bactéria corynebacterium diphtheriae, a doença ataca as vias respiratórias, amígdalas, laringe, faringe, traqueia, brônquios, pele e nariz. Sua transmissão se dá geralmente pela tosse, espirro ou saliva de uma pessoa infectada.

Seus principais sintomas são febre, fraqueza, dor de garganta, tosse, cansaço, náusea e um inchaço característico no pescoço. Em casos mais severos pode levar a dificuldade extrema de respiração e necessidade de respiração por aparelhos.

Tanto a vacina tríplice bacteriana ou pentavalente pode prevenir contra a doença. Existem pouquíssimos casos no Brasil por ano, é uma doença cada vez mais rara.

CÓLERA

É uma doença infecciosa transmitida pelas bactérias vibrio cholerae, que atacam o intestino delgado. Sua transmissão se dá por meio de água e alimentos contaminados pelas fezes de pessoas infectadas. Sua transmissão é bem parecida com a da Salmonela.

Locais com saneamento básico precário e escassez de água potável são os de maior risco. Em países mais desenvolvidos, sua transmissão se dá muitas vezes pela ingestão de mariscos mal cozidos (podem ter contato com água infectada).

Seus sintomas podem variar muito de intensidade, mas tem como principais sintomas a diarréia, vômitos, cãibras e desidratação da pele (devido a diarréia aguda). Pessoas infectadas talvez não apresentem sintomas visíveis.

LISTERIOSE

É uma doença infecciosa causada pela bactéria Listeria monoocytogenes, que ataca principalmente grávidas e bebês recém-nascidos. Além de adultos e idosos. Essa doença pode ser transmitida pela barata através da infecção de algum alimento que posteriormente seja ingerido por uma pessoa. Esta doença é especialmente perigosa para grávidas, podendo causar diversas complicações para o bebê, levando inclusive a morte do bebê.

Seus principais sintomas são dor de cabeça, febre, dores musculares, diarréia e náusea. Entre uma série de outros sintomas mais severos como convulsões.

A listeriose é transmitida geralmente através de alimentos contaminados e crus. Vegetais sem lavagem correta, leites e queijos não pasteurizados, carnes cruas e alimentos processados de fontes não muito confiáveis devem ser evitados de qualquer forma. Principalmente por grávidas.

Como você pode pegar doenças das baratas?

Pelo ar: Você pode pegar doenças através da inalação de ar infectado com proteínas presentes nas fezes e salivas das baratas. Isso ocorre geralmente em casos de infestações em estado bem avançado.

Ingestão de alimentos ou líquidos contaminados: Caso ocorra a infecção de alimentos ou líquidos devido ao contato direto com baratas e você ingerir o alimento sem notar, pode ocorrer a transmissão de doenças além de reações alérgicas e infecções.

Contato com itens contaminados: Caso ocorra o contato com itens contaminados por fezes, saliva, asas, urina ou vômito de baratas e posteriormente, leva-los a sua boca ou olhos sem notar, pode ocorrer a transmissão de bactérias patogênicas para o seu sistema imunológico.

Pessoas alérgicas, animais domésticos e crianças devem tomar cuidado extra. A partir do momento que elas se instalarem na sua casa, existe grande chance delas terem algum tipo de contato com a sua comida, portanto é preciso ter muito cuidado e reagir ao primeiro sinal de infestação.

Essas são somente algumas das dezenas de doenças transmissíveis veis por baratas, portanto tome cuidado. Se estiver com baratas em casa ou quiser se prevenir, entre em contato conosco. Vamos dar a solução que você precisa.

PRÓXIMA POSTAGEM: Prevenção contra baratas

POSTAGENS RELACIONADAS

Apenda tudo sobre a sociedade das formigas
Sociedade das formigas

Cada indivíduo da colônia tem uma função pré estabelecida e vive para a sobrevivência e crescimento da colônia. Vamos falar um pouco sobre cada casta e ensiná-lo a diferenciá-las….

Leia mais

Aprenda como se prevenir contra as pulgas com segurança
Prevenção contra pulgas

Para se prevenir contra pulgas com sucesso, precisamos entender primeiro que uma infestação de pulgas pode começar tanto pelo animal como pelo ambiente. Não adianta proteger o seu animal….

Leia mais

Sintomas, pervenção e características das principais doenças transmitidas por ratos
Doenças transmitidas por ratos

Roedores se adaptaram ao modo de viver dos homens há muitos anos. Mas nós nunca conseguimos nos adaptar a eles não é? Nossa casa possui tudo que eles precisam….

Leia mais

Receba ofertas especiais com até 30% OFF todo mês!

Deixe seu nome e e-mail e receba as nossas novidades e ainda uma série de ofertas exclusivas com até 30% OFF todo mês.