DOENÇAS TRANSMITIDAS POR CARRAPATOS

Conheça mais sobre as principais doenças transmitidas por carrapatos para cães e humanos

Carrapatos são a segunda praga que mais transmite doenças para pessoas no mundo todo, perdendo apenas para os mosquitos.

Além de serem extremamente desagradáveis para nossos cães e gatos, os carrapatos ainda podem transmitir doenças graves e causar reações alérgicas aos nossos bichinhos, e também para nossa família.

Conheça um pouco sobre as principais doenças transmitidas por carrapatos:

FEBRE MACULOSA

É uma doença causada pela bactéria Rickettsia rickettsii, transmitida por carrapatos infectados principalmente pela sua picada.

No Brasil, é transmitida geralmente por carrapatos do gênero Amblyomma (carrapatos amarelos).

Os sintomas iniciais dessa doença são geralmente febre, dor de cabeça e dores musculares, náuseas e vômitos, seguidos de erupções cutâneas (que podem se alastrar por quase todo o corpo), dores abdominais, dores articulares e diarréia.

As erupções cutâneas aparecem alguns dias após o início da gebre, o que pode ajudar a identificar a doença. É essencial que o tratamento seja feito o mais rápido possível para que haja a cura. Detecção tardia da doença pode levar a danos graves ao sistema nervoso central, pulmões, rins e até levar ao óbito.

DOENÇA DE LYME

É uma doença causada pela bactéria Borrelia burgdorferi e sua transmissão se dá geralmente pela picada do carrapato da espécie Ixodes.

Seu principal sintoma é a presença de um eritema migratório em volta da picada, que nada mais é que uma mancha vermelha circular que cresce e pode chegar até cerca de 50cm de diâmetro. A grande maioria (75%) das pessoas infectadas apresentam este sintoma.

Outros sintomas incluem mal estar, fadiga, dor de cabeça, calafrios, febre e rigidez do pescoço. Seus sintomas mais característicos são um inchaço dos gânglios linfáticos e dores musculares e articulares que duram um mês. Esses sintomas costumam aparecer e sumir, mas a fadiga e o mal estar costumam persistir.

É essencial que seja tratada o mais rápido possível para evitar complicações mais sérias. Seu tratamento pode ser feito com o uso de antibióticos prescritos por um médico.

É uma doença grave e deve ser levada a sério. O mês de março é conhecido como o mês da consciência da doença de Lyme.

ERLICHIOSE

É uma doença infecciosa que ataca cães, causada geralmente pelas bactérias do gênero Ehrlichia e que afeta todas as regiões do Brasil.

Sua transmissão ocorre principalmente pela picada do carrapato da espécie Rhipicephalus sanguineus. Que é a espécie mais encontrada no Rio de Janeiro, o que aumenta o nosso risco.

A doença ataca os glóbulos brancos do animal e pode ser transmitida também do animal infectado para pessoas. Seus sintomas iniciais incluem a febre, perda de apetite, perda de peso, fraqueza muscular e dores de cabeça. Outros sintomas que podem aparecer são a depressão, sangramentos na pele, urina e nariz, vômitos e até dificuldade respiratória.

Se a doença progredir sem tratamento, pode ocasionar em agravação dos sintomas iniciais, o que pode levar a infecções graves como pneumonia.

Quanto mais cedo feito o diagnóstico e o tratamento, maior as chances de cura. Podendo apresentar melhoras visíveis 1 dia após o início do tratamento.

ANAPLASMOSE

É uma infecção nas células brancas sanguíneas. Ataca tanto cães como gatos, e pode ser transmitida para pessoas através da picada do carrapato. Seus sintomas incluem falta de apetite, fadiga, letargia, dor de pescoço entre outros.

Você pode notar claramente o animal “triste” e muito queto. Em alguns casos acontecem o animal expele sangue pelo nariz e urina em decorrência da doença. O que pode ser grave. Deve ser tradada rapidamente, e se for tratada a tempo, o prognóstico é positivo.

Se seu animal doméstico está um pouco estranho, muito queto e triste, leve ao veterinário para fazer um check up. Esta doença é grave, e pode levar ao óbito.

HEMOBARTONELOSE

É uma doença infecciosa causada pelas bactéria Haemobartonella felis, do gênero Rickettsia. Pode ser carregada tanto por pulgas como carrapatos.

Essa doença ataca as células do sangue e pode ter sintomas mínimos ou severos. Se severos, podem causar anemias que geram perda de peso e batidas cardíacas aceleradas, causando até a morte do animal. Seus principais sintomas são febre, perda de peso, falta de apetite, apatia, mucosas amareladas e aumento do baço do animal.

Sua transmissão se dá geralmente pela picada da pulga ou carrapato infectado. Mas pode também ser transmitida de outras formas, como a transfusão de sangue. A doença pode ser identificada através de um exame de sangue.

BABESIOSE CANINA

É uma doença grave que ataca os glóbulos vermelhos do cão. É causada por protozoários do gênero Babesia.

A espécie de carrapatos Rhipicephalus sanguineus (carrapato vermelho), é a principal transmissora da doença. O que é um grande risco para as famílias brasileiras, já que este carrapato pode ser facilmente encontrado em todo o Brasil.

Seus sintomas principais incluem mal estar, febre, dores musculares, suor fora do normal, cansaço e diminuição do apetite. Não existe vacina para a doença. Procure um médico veterinário em caso de suspeita de infecção do seu animal.

Tome cuidado. Existem mais de 800 espécies de carrapatos no mundo todo, e grande parte dessas espécies pode transmitir dezenas de doenças graves, tanto para cães e gatos, como para pessoas.

Carrapatos são pragas muito perigosas, e apresentam um grande risco a saúde dos seus animais domésticos e também da sua família graças a sua capacidade de transmitir doenças graves. Se estiver com sinais de infestação de carrapatos na sua casa, entre em contato conosco rapidamente.

PRÓXIMA POSTAGEM: Prevenção contra carrapatos

POSTAGENS RELACIONADAS

Analisamos os melhores remédios orais para cães e gatos contra pulgas e carrapatos para você
Melhores remedios orais anti pulgas e carrapatos

Os pêlos quentinhos, a pele macia e o sangue dos seus cachorros e gatos são o sonho de qualquer pulga. Como seus pets são alvo de pulgas 24h por dia, é importante que façamos….

Leia mais

Conheça os principais sinais de infestação de cupins subterrâneos e cuppins de madeira seca
Como identificar uma infestação de cupins

Infestações de cupins podem crescer exponencialmente sem se quer serem notadas. A grande maioria das pessoas que sofrem com invasões de cupins nas suas casas só conseguem identificar….

Leia mais

Como se prevenir contra camundongos, ratos de telhado e ratazanas
Prevenção contra ratos

Ratos estão sempre em busca de 4 fatores: Água, alimento, abrigo e acesso. E a sua casa tem tudo que eles precisam. Sua casa além de prover um local quente e seguro para seus ninhos….

Leia mais

Receba ofertas especiais com até 30% OFF todo mês!

Deixe seu nome e e-mail e receba as nossas novidades e ainda uma série de ofertas exclusivas com até 30% OFF todo mês.