CUPINS

As espécies de cupins que devemos nos preocupar no Rio de Janeiro são os Cupins Subterrâneos e os Cupins de Madeira Seca.

CUPINS SUBTERRÂNEOS

Pragas urbanas: Cupins subterraneos ou cupins de solo

CARACTERÍSTICAS:

Os cupins subterrâneos são pragas que vivem em uma sociedade dividida em castas. Soldados tem o corpo branco e a cabeça escurecida, com mandíbulas pretas.

Os operáros dos cupins de solo são todos brancos e translúcidos. Reprodutores são pretos e possuem asas, as rainhas são bem grandes e possuem o corpo esbranquiçado e com fisionomia de “cheio”. Soldados e operários medem entre 3mm e 9mm. Reprodutores cerca de 1,3 cm. Rainhas medem cerca de 2 cm.

HÁBITOS E ALIMENTAÇÃO:

Nas grandes cidades os cupins subterrâneos costumam viver no solo ou dentro da alvenaria de residências, edificações e construções. Se alimentam de materias com celulose, preferencialmente madeira.

Dentro das casas, os cupins subterrâneos se locomovem através de galerias feitas com suas fezes e saliva, que servem como proteção contra predadores e contra a luz. Estão sempre em busca de madeira e outros materiais celulósicos para alimentar e crescer suas colônias.

Gostam de temperaturas altas e são muito atraídos pela umidade. Paeredes com vazamentos ou infiltrações muitas vezes se tornam alvo para suas colônias.

Cupins subterrâneos são as pragas que mais causam prejuízos em todo o mundo, graças ao seu alto poder de destruição. Possuem a capacidade de danificar tijolos, cabos, gesso, fios elétricos, dutos de água e outros materiais durante a sua busca por alimento.

Podem causar desabamentos, falhas na estrutura, curtos circuitos e até incêndios. Na ausência de madeira, se alimentam de roupas, tecidos, livros e outros materiais celulósicos.

Suas colônias podem chegar aos milhares ou até milhões de indivíduos e podem ser constituídas por vários ninhos ligados entre si através de galerias espalhadas por toda a estrutura de residências e edificações. Esses cupins fazem revoadas anualmente, durante a primavera e o início do verão.

REPRODUÇÃO:

As rainhas dos cupins subterrâneos são responsáveis pela postura de todos os ovos das colônia. Logo depois de fertilizadas por um macho alado reprodutor durante a revoada, as rainhas começam a postura dos ovos.

Os ovos são brancos, ovais e muito pequenos. São colocados bem escondidos dentro dos ninhos. Os ovos vão ficar em locais especiais dentro dos esconderijos onde serão cuidados pelos cupins operários.

Em algumas semanas virarão larvas que já começarão a ajudar no desenvolvimento da colônia. Depois de uma série de mudas, as larvas se tornarão um cupim adulto operário, soldado ou reprodutor. Os reprodutores se tornarão rei e rainha de novas colônias e recomeçarão o ciclo. Colônias de cupins subterrâneos podem chegar até milhões de indivíduos.

CUPINS DE MADEIRA SECA

Pragas urbanas: Cupins de madeira seca

CARACTERÍSTICAS:

Os cupins de madeira seca vivem em sociedades com castas bem definidas e também partilham do mesmo ciclo de vida dos cupins subterrâneos.

Seus soldados possuem a cabeça e a mandíbula maior, seus operários são um pouco mais largos e os reprodutores e rainhas possuem um tom mais para o marrom que os cupins subterrâneos.

HÁBITOS E ALIMENTAÇÃO:

Os Cupins de Madeira Seca não têm contato com o solo e localizam-se inteiramente dentro da madeira que se alimentam. Se alimentam de materiais com celulose, preferencialmente madeira seca, com baixo teor de umidade.

Costumam ser encontrados em portas, portais, armários, rodapés e peças de madeira. São menos dependentes da umidade que os cupins subterrâneos, já que conseguem praticamente toda a umidade que necessitam do ar.

Característica típica da infestação são as suas fezes. São expelidas por pequenos buracos de dispersão, formando um amontoado característico de fezes logo abaixo dos buracos.  Assemelham-se a grãos de areia e costumam ter a cor da madeira infestada.

Embora não tenham colônias numerosas como os cupins subterrâneos, um ataque de cupins de madeira seca pode causar sérios prejuízos muito rápido. Por serem cegos e possuírem aversão a luz, passam a maior parte do tempo nas galerias dentro da madeira, tornando seu crescimento quase que imperceptível.

Em madeiras submetidas a infestações por um tempo prolongado, restará apenas uma fina superfície externa e quebradiça, com o interior praticamente oco.

Fazem revoadas anualmente, durante a primavera e o início do verão.

REPRODUÇÃO:

A geração dos ovos dos cupins de madeira seca ocorre logo após a revoada, com um rei (reprodutor alado) e uma rainha (reprodutora alada) acasalando. O rei e rainha darão origem a todos os indivíduos da nova colônia. Colônias de cupins de madeira seca podem chegar até cerca de 10 mil indivíduos.

SINAIS DE INFESTAÇÃO DE CUPINS

Aprenda um pouco mais sobre como identificar uma infestação de cupins subterrâneos e cupins de madeira seca:

CUPINS SUBTERRÂNEOS
O principal sinal de infestação de cupins subterrâneos são suas galerias que se assemelham a terra seca. Você pode identificar galerias de cupins subterrâneos saindo de rachaduras ou frestas em paredes, solo ou teto e se extendendo até uma porta, janela, móvel ou peça de madeira.

Em infestações mais avançadas, as galerias do cupim podem ser facilmente identificadas. No entanto, podem ser mais difíceis de serem identificadas em inícios de infestações, onde são vistas correndo ao longo de rachaduras, atrás de rodapés ou atrás de armários.

Presença de asas de cupins reprodutores alados (siriris ou aleluias) em janelas, rodapés ou dentro de lâmpadas, e pequenos estalos em vãos estruturais da construção, paredes duplas ou lajes duplas também são um sinal de infestação de cupins subterrâneos ou cupins de madeira seca. Ambas espécies posssuem reprodutores alados que fazem seu vôo nupcial durante a revoada.

Você pode diferenciar os cupins reprodutores alados das duas espécies pelo horário que estão voando. Cupins subterrâneos costumam fazer seus vôos nupciais durante o dia e os cupins de madeira seca costumam voar à noite.

CUPINS DE MADEIRA SECA
O principal sinal de infestação de cupins de madeira seca são a presença de um pó granuloso com cor e aspecto de madeira sob a peça infestada. São as fezes do cupim de madeira secas, que se assemelham a pequenos grãos de areia; secos, duros e roliços.

Você pode identificá-las abaixo dos pequenos buracos de dispersão feitos pelos cupins de madeira seca na peça infestada. Rodapés, janelas, móveis e peças de madeira são os locais onde você deve procurar.

Leia mais sobre como identificar uma infestação de cupins.

RISCOS DE UMA INFESTAÇÃO DE CUPINS

Cupins trabalham 24h por dia, 7 dias por semana, e muitas vezes suas colônias passam despercebidas até que os estragos comecem a ser visíveis.

Como os cupins subterrâneos caminham por dentro da alvenaria, do solo e do teto das casas em busca da celulose (principalmente madeira), eles acabam danificando todo o material que sustenta a casa durante a sua busca por alimento, podendo levar inclusive a desabamentos.

Também existe o risco de curto circuitos e até incêndios, devido ao fato dos cupins possuírem o hábito de infestarem caixas de luz e de danificarem fios enquanto se locomovem por dentro da alvenaria.

De acordo com a NPMA (National Pest Management Association), dos EUA, os cupins subterrâneos são responsáveis por mais de 5 bilhões de doláres por ano. O que corresponde a mais de 13 milhões de doláres em prejuízos por dia.

“Nenhuma praga é mais devastadora para uma estrutura do que os cupins” diz Mark Lacey, Diretor técnico da NPMA.

Leia mais sobre os riscos de uma infestação de cupins.

MAIS INFORMAÇÕES

Descupinização
Leia mais sobre nossos serviços de descupinização.

Blog das pragas: Cupins
Dicas, curiosidades e fatos sobre os cupins.

Dúvidas frequentes sobre os cupins
Veja as dúvidas mais frequentes dos nossos clientes sobre cupins.

ESTÁ TENDO PROBLEMAS COM CUPINS?

Solicite agora mesmo seu orçamento online gratuito e deixe a nossa equipe cuidar do problema para você.

PROBLEMAS COM CUPINS?

Solicite agora mesmo seu orçamento online gratuito e deixe a nossa equipe cuidar do problema para você.