FORMIGAS

Existem cinco espécies que devemos nos preocupar no Rio de Janeiro: As Formigas Fantasmas, Formigas Argentinas, Formigas Cortadeiras, Formigas Carpinteiras e Formigas de Fogo.

FORMIGAS FANTASMAS

Pragas urbanas: Formigas Fantasmas ou Formigas doceiras

CARACTERÍSTICAS:

São conhecidas como formigas doceiras. São bem pequenas, medindo entre 1,3mm e 2mm.

Possuem abdômen e pernas esbranquiçados, quase transparentes e a cabeça com um tom marrom escuro ou preto.

HÁBITOS E ALIMENTAÇÃO

São mais vistas dentro das residências. Principalmente em cozinhas. Costumam fazer seus ninhos dentro de frestas e rachaduras em paredes, armários, rodapés e batentes, ou em tomadas, dijuntores, caixas de luz e aparelhos eletrônicos. Colônias de formigas costumam ser divididas em diversos ninhos.

Se alimentam basicamente de subtâncias doces, mas se necessário se alimentam da carcaça de outros insetos. São muito atraídas por umidade, por isso são vistas algumas vezes em armários de banheiros e áreas de serviço.

Podem também infestar áreas externas. Em áreas externas fazem seus ninhos em vasos de plantas, embaixo de decorações, pedras e troncos. Vão se alimentar da carcaça de outros insetos.

REPRODUÇÃO:

A rainha das formigas produz ovos dentro dos ninhos que vão se desenvolver através de metamorfose completa.

A colônia pode evoluir com muita rapidez devido ao fato de suas colônias possuírem a capacidade de produzir diversas rainhas.

FORMIGAS ARGENTINAS

Pragas urbanas: Formiga argentina

CARACTERÍSTICAS:

Também são conhecidas como formigas doceiras. Medem até 2,5mm na fase adulta. Possuem cor castanho claro ou escuro, com um nó no pedicelo. Não possuem ferrão.

HÁBITOS E ALIMENTAÇÃO:

Ninhos de formigas argentinas podem ser encontrados no interior e no exterior das residências. Dentro das residências as formigas argentinas fazem seus ninhos em rachaduras e frestas na paredes, bancada da pia, armários da cozinha ou banheiros. Também podem ser vistos pela parte elétrica da casa.

Formigas argentinas podem ser vistas de dia, mas são mais ativas a noite. Tem preferência por alimentos doces, mas também comem outros insetos, proteínas, cereais e frutas apodrecidas. Gostam de locais úmidos e fazem colônias sempre perto das fontes de alimento e água.

Formigas argentinas são extremamente adaptáveis e podem fazer seus ninhos em uma grande variedade de lugares. As colônias são populosas e podem conter dezenas de rainhas. São agressivas muitas vezes e até atacam outras espécies.

REPRODUÇÃO:

Passam por metamorfose completa. Seus ovos eclodem em cerca de 28 dias para a fase larval. Chegam a fase adulta em cerca de 70 dias.

FORMIGAS CORTADEIRAS

Pragas urbanas: Formigas cortadeiras (sauvas e quenquens)

CARACTERÍSTICAS:

São as famosas formigas carregadoras de folhas. São divididas em dois gêneros: Atta (Saúvas) e Acromyrmex (Quenquéns). As saúvas apresentam 3 pares de espinhos no mesossoma e as quenquéns possuem 4 ou 5 pares de espinhos.

As saúvas são maiores, com seus soldados chegando até 16 mm de comprimento e as quenquéns variando entre 2 mm e 10 mm. As duas possuem cor avermelhada.

HÁBITOS E ALIMENTAÇÃO:

Vivem em formigueiros, geralmente em áreas externas. Os formigueiros das saúvas podem chegar até 8m de profundidade e possuir até 7 milhões de indivíduos. Os formigueiros das quenquens são menores, podendo atingir até 2m de profundidade com até 175.000 indivíduos.

As duas são chamadas de formigas cortadeiras porque carregam as folhas até seus ninhos, onde usam esses materiais para a produção de um fungo que lhes serve de alimento, contrariando o senso comum de que as formigas cortadeiras se alimentam das folhas.

Normalmente fazem o corte das folhas durante a noite. Em locais sombreados, no entanto, esse trabalho pode ocorrer durante o dia. Já durante o inverno, o corte acontece somente durante o dia.

REPRODUÇÃO:

Assim como a maioria das outras formigas, a reprodução é função das rainhas. Enquanto a rainha põe os ovos, as operárias cuidam das larvas. Até 5 rainhas podem habitar uma colônia e podem sobreviver por muitos anos.

FORMIGAS CARPINTEIRAS

Pragas urbanas: Formigas carpinteiras

CARACTERÍSTICAS:

São as formigas que infestam móveis e peças de madeira. Podendo medir até 17 mm e as menores, 3mm.
Sua coloração é preta. Possuem somente um nó na cintura e um círculo de pêlos na extremidade do gáster.

HÁBITOS E ALIMENTAÇÃO:

Formigas carpinteiras gostam de fazer seus ninhos em madeira e possuem a capacidade de danificar as madeiras onde fazem seus ninhos. Porém não se alimentam de madeira. Suas principais fontes de alimento são a seiva doce das plantas, frutas e insetos. Nas habitações, são atraídas por substâncias doces, gorduras e carnes.

Dentro das residências as formigas carpinteiras infestam geralmente móveis, rodapés e portas de madeira. Em áreas externas fazem seus ninhos geralmente em árvores ou troncos caídos. Demonstram preferência por madeira úmida ou morta. Suas operárias percorrem até 90m do ninho em busca de alimentos. São insetos de hábitos noturnos.

REPRODUÇÃO:

A rainha das formigas carpinteiras é capaz de colocar entre 9 e 16 ovos e pode viver até 25 anos.
Seus ovos completam o ciclo de vida e chegam a fase adulta em 6 a 12 semanas.

FORMIGAS DE FOGO

Pragas urbanas: Formigas de fogo ou formigas vermelhas

CARACTERÍSTICAS:

Formigas de fogo são conhecidas pela agressividade e ferroada dolorosa. São chamadas também de formiga vermelha ou lava-pé. Possui cor predominantemente avermelhada. As operárias possuem entre 3 e 6 mm de comprimento, e a rainha chega até 15mm.

HÁBITOS E ALIMENTAÇÃO:

As formigas de fogo constroem grandes formigueiros que se caracterizam pelo amontoado de partículas finas de terra na entrada. São super resistentes e inteligentes, sobrevivendo até inundações.

Fazem seus ninhos no solo, geralmente perto de troncos de árvores. São encontradas geralmente em calçadas de condomínios e ruas, na beira de estradas e em quintais abertos.

São onívoras, se alimentam praticamente de qualquer alimento disponível. Dentro das cidades, costumam se alimentar de proteínas, açúcares, gorduras ou de outros insetos.

REPRODUÇÃO:

Rainhas das formigas de fogo são capazes de viver até 7 anos e são capazes de produzir até 1600 ovos por dia.
Seu ciclo de vida dura cerca de 30 dias, do ovo a fase adulta. Operários podem viver até 180 dias em condições ideiais.

SINAIS DE INFESTAÇÃO DE FORMIGAS

Se voce identificou formigas andando pela sua casa, pode parecer óbvio, mas é o primeiro sinal. Inspecione sua cozinha por trilhas de formigas, elas devem levar aos ninhos.

Se não conseguir encontrar trilhas, procure por ninhos em frestas e rachaduras em paredes, pisos e armários. Rodapés soltos, azulejos quebrados, revestimentos soltos são um dos locais mais utilizados por formigas para fazerem seus ninhos dentro das casas.

Não se esqueça de inspecionar toda a parte elétrica da cozinha. Tomadas, dijuntores, caixas de luz e aparelhos eletrônicos.

Se você tem filhos, dê uma inpecionada em todos os cômodos que eles costumam fazer pequenos zanchinhos fora da cozinha. Formigas são atraídas para outros cômodos na grande maioria dos casos graças a migalhas.

Dê uma boa olhada em todo o quintal e veja se encontra algum formigueiro. Procure nos pontos onde ocorre o encontro de superfícies sólidas com terra, como por exemplo nos caminhos de pedra do seu jardim, encontro do deck com o jardim, no começo da calçada, embaixo de decorações, e claro dentro de vasos de plantas.

Não se esqueça de olhar troncos caidos e pés de árvores. Também costumam ser infestados por formigas, principalmente formigas carpinteiras.

Folhas com mordidas são um sinal de formigas cortadeiras, Procurre pelo seu jardim por folhas e plantas mordidas.

Inspecione seus potes de açúcar. Formigas fantasmas e formigas argentinas tem extrema atração por substâncias doces. Se tiver formigas doceiras na sua casa, com certeza você verá algumas dentro ou rodeando seu pote de açúcar.

RISCOS DE UMA INFESTAÇÃO DE FORMIGAS

Muitas pessoas pensam que as formigas são inofensivas e que uma infestação dentro de casa não pode causar nenhum problema grave, mas isso não é verdade.

Formigas podem ser responsáveis por curtos-circuitos, reações alérgicas até pela transmissão de doenças!

Aqueles curto-circuitos repentinos em aparelhos eletrônicos, caixas de som, televisores, microondas, telefones, computadores e outros aparelhos eletrônicos muitas vezes são causados pelas formigas!

Isso ocorre porque formigas utilizam esses equipamentos para se abrigar e reproduzir, e devido a sua grande quantidade de água no corpo, aumentam a umidade dentro do aparelho, além de liberarem ácido fórmico que deterioza o interior desses aparelhos.

Além de poderem causar prejuízos financeiros, as formigas podem colocar em risco a saúde da sua família. Graças a capacidade das formigas de transmitir doenças e reações alérgicas para pessoas através do contato direto com alimentos infectados por formigas portadoras de bactérias patogênicas.

O risco mora no fato das formigas não fazerem distinção por onde andam, e também por se alimentarem de outros insetos, inclusive baratas, que podem carregar microorganismos patogênicos transmissores de doenças e infecções, que podem trazer doenças para pessoas.

Leia mais sobre os riscos de uma infestação de formigas.

MAIS INFORMAÇÕES

Dedetização de formigas
Leia mais sobre o nosso tratamento contra formigas.

Blog das pragas: Formigas
Dicas, curiosidades e fatos sobre as formigas.

Dúvidas frequentes sobre formigas
Veja as dúvidas mais frequentes dos nossos clientes sobre as formigas.

ESTÁ TENDO PROBLEMAS COM FORMIGAS?

Solicite agora mesmo seu orçamento online gratuito e deixe a nossa equipe cuidar do problema para você.

PROBLEMAS COM FORMIGAS?

Solicite agora mesmo seu orçamento online gratuito e deixe a nossa equipe cuidar do problema para você.