MOSQUITOS

Existem duas espécies de mosquitos que devemos nos preocupar no Rio de Janeiro: o Pernilongo e o Mosquito da Dengue.

PERNILONGO

Pragas urbanas: Pernilongo

CARACTERÍSTICAS:
Conhecidos pelo incômodo causado por suas picadas, os pernilongos medem 6mm na fase adulta com um tom marrom claro.
Pernilongos realizam metamorfose completa: ovo, larva, pupa, adulto. São ovíparos.

HÁBITOS E ALIMENTAÇÃO:
Poucas pessoas sabem, mas apenas os pernilongos fêmeas se alimentam do sangue de pessoas e animais. O pernilongo macho se alimenta basicamente da seiva e do néctar de plantas e flores.

Se alimentam à noite e ao amanhecer. Durante o dia, descansam e dormem em locais escuros e escondidos, e de preferência com alto teor de umidade, como em vasos de plantas e arbustos. Não ficam muito expostos ao sol porque podem desidratar e morrer.

No interior das residências, pernilongos se escondem geralmente em cortinas, plantas, cantos de paredes, cantos do teto e atrás de móveis. Se tornam ativos durante o dia somente se houverem pessoas ou animais em locais escuros ou fechados.

Costumam colocar seus ovos em água suja, rica em matéria orgânica. Podem inclusive colocar seus ovos em água com um pouco de movimento, como em esgotos, fossos e valas.

Pernilongos podem atacar com facilidade até andares mais altos. A fêmea em sua busca por alimento, voa até 2,5km. Além de entrarem em elevadores, carros, ônibus e até aviões, graças a um movimento chamado “dispersão passiva”.

Seu tempo de vida depende muito de fatores externos, mas, estima-se que mosquitos, tanto fêmeas como machos, vivem até 3 meses. Muito raramente transmitem doenças.

REPRODUÇÃO:
Pernilongos se reproduzem em água suja ou limpa, parada ou com pouca correnteza. Preferem água suja rica em matéria orgânica. A fêmea dos pernilongos depositará pelo menos 100 ovos, todos de uma vez, em um único recipiente de água rica em matéria orgânica.

Se reproduzem mais rapidamente durante o verão, devido a temperatura e chuvas frequentes.

MOSQUITO DA DENGUE

Pragas urbanas: Mosquito da dengue u aedes aegypti

CARACTERÍSTICAS:
O mosquito da dengue é bem perigoso, mesmo sendo menor que o pernilongo em tamanho. É preto ou marrom escuro com listras brancas pelo corpo.

Realizam metamorfose completa: ovo, larva, pupa, adulto. E é capaz de transmitir doenças sérias como dengue, zika e chikungunya.

HÁBITOS E ALIMENTAÇÃO:
Diferentemente dos pernilongos, os mosquitos da dengue possuem hábitos diurnos. Costumam picar de manhã e final de tarde, pois evitam o sol forte.

Sua picada é imperceptível, pois não dói e nem coça. Costumam voar baixo, até cerca de 1 metro de altura, e são mais silenciosos que os pernilongos.

É um mosquito muito bem adaptado as zonas urbanas, principalmente residências e condomínios. Esses mosquitos necessitam de recipientes com água parada, de preferência limpa, para fazer a postura dos seus ovos. Vasos de plantas, pneus, latas, calhas, piscinas, calhas e garrafas são um dos principais locais utilizados para fazerem seus criadouros.

Se necessário podem também colocar ovos em recipientes provisórios, como uma tampa de garrafa ou uma folha seca, e em caso de eliminação da água, os ovos podem ficar mais de 1 ano sem eclodir à espera de um novo contato com a água. O que demonstra sua extrema capacidade de reprodução e resistência.

É o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Doenças sérias, que são assunto de saúde pública em todo o Brasil, e que podem levar pessoasao óbito se não forem diagnosticadas e tratadas corretamente.

De janeiro a agosto de 2015, o número de dengue da doença no estado do Rio de Janeiro foi 581% maior que o acumulado de todo o ano passado. Foram 53.303 casos registrados, contra 7.819. Na capital, a situação é ainda pior: o aumento foi de 628%, comparando os meses de janeiro a agosto de 2014, com 2.018 casos, e 2015, com 14.692.

As pessoas infectadas pelo vírus da dengue têm de três a quinze dias para manifestar os sintomas que são: febre alta, dores musculares, dores no fundo dos olhos, dores nas articulações e cansaço. Aos primeiros sinais destes sintomas, procure um posto de saúde rapidamente.

REPRODUÇÃO:
As fêmeas adultas vão acasalar com um macho adulto, e em seguida farão uma refeição de sangue para conseguir os nutrientes necessários para o desenvolvimento dos ovos.

Depois de 2 ou 3 dias, a fêmea fará a postura nas paredes internas dos recipientes com água parada próximos. Os ovos serão colocados em diversos recipientes separados. O que aumenta ainda mais seu poder de dispersão.

A fêmea do mosquito da dengue colocará entre 100 e 200 ovos por postura, totalizando cerca de 1500 ovos por vida, nas condições ideais.

PREVENÇÃO CONTRA MOSQUITOS

Quando se trata de mosquitos, é assunto de saúde pública. Siga nossas dicas de como se prevenir contra os mosquitos da dengue e pernilongos, e ajude a combater a dengue, zika e chikungunya no seu bairro.

Mantenha caixas d’água e cisternas bem lacradas e em bom estado.

Elimine pneus, garrafas, latas ou qualquer tipo de entulho do seu quintal que possa servir como um recipiente de água da chuva. Se não tiver como jogar fora, coloque em um local protegido da chuva, como dentro da garagem.

Cheque periodicamente o estado das calhas, se estão acumulando folhas e detritos. Podem acumular água parada da chuva se estiverem bloqueando a passagem.

Procure por pontos com desnível em todo o seu quintal ou locais com terra molhada no sol. Encha com areia, pó de pedra ou até concreto para que não formem poças quando chover. E coloque areia dentro de todos os vasos de plantas do seu jardim.

Tome cuidado inclusive com recipientes provisórios como folhas secas e até tampas de garrafa. Houveram diversos casos de ovos e larvas de aedes aegypti encontrados nestes locais.

Piscinas podem facilmente se transformar em criadouros de mosquitos. Não deixe sua piscina ficar mais do que uma semana parada. Em condições ideias mosquitos da dengue conseguem completar seu ciclo de vida em cerca de uma semana.

Se no seu condomínio existem ralos, bueiros e ralos pluviais sem utilização, peça que coloquem desinfetante periodicamente para matar possíveis ovos e larvas de mosquitos.

Leia mais sobre prevenção contra mosquitos.

RISCOS DE UMA INFESTAÇÃO DE MOSQUITOS

O maior risco de uma infestação de mosquitos é devido ao Mosquito da dengue. Vetor de doenças como a dengue, zika e chikungunya, seu controle é assunto de saúde pública.

Vamos falar um pouco de cada doença.

Dengue: A dengue é uma doença viral, que se dá através da picada do Mosquito da dengue infectado com o vírus da doença. A pessoa infectada demora entre 5 a 6 dias para manifestar a doença, podendo apresentar sintomas a partir do terceiro dia. Seus principais sintomas são febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor nas articulações, dores musculares e erupções cutâneas (manchas na pele).

O risco maior da dengue mora no risco da dengue evoluir para uma dengue hemorrágica, que pode levar ao óbito se não for diagnosticada e tratada a tempo.

Leia mais sobre a dengue.

Zika: A zika é uma doença viral séria, que pode resultar em microcefalia e outras deficiências sérias ao sistema nervoso central. Seus principais sintomas são as dores nas articulações, inchaços nas articulações, dor de cabeça, dor muscular, febre baixa e hipertrofia ganglionar. Cerca de 30% não apresentam ou possuem sintomas leves, o que dificulta ainda mais o diagnóstico rápido.

O Ministério da Saúde divulgou, que até o dia 02 de Janeiro de 2016 foram identificados 3.174 casos suspeitos de microcefalia no Brasil. No estado do Rio de Janeiro foram identificados 118 casos de suspeita de microcefalia até o começo de 2016.

Leia mais sobre a zika.

Chikungunya: Chikungunya é  uma doença infeciosa febril, que pode evoluir para uma dor articular tao intensa, que pode incapacitar um adulto de andar e fazer suas atividades diárias. E ainda existe a possibilidade de pacientes ficarem com sintomas por mais de um ano e meio, incapacitados de trabalhar e realizar atividades básicas do dia a dia.

Seus principais sintomas são a dor de cabeça, dor nas articulações dos pés, mãos, tornozelos e pusos de moderadas a bem intensas, inchaço nas articulações, manchas vermelhas, febre allta e mal estar. Se estiver com qualquer um desses sintomas, procure um posto de saúde rapidamente.

Leia mais sobre a chikungunya.

MAIS INFORMAÇÕES

Blog das pragas: Mosquitos
Dicas, curiosidades e fatos sobre os mosquitos.

Dúvidas frequentes sobre os mosquitos
Veja as dúvidas mais frequentes dos nossos clientes sobre os mosquitos.

ESTÁ TENDO PROBLEMAS COM PRAGAS?

Solicite agora mesmo seu orçamento online gratuito e deixe a nossa equipe cuidar do problema para você.

PROBLEMAS COM PRAGAS?

Solicite agora mesmo seu orçamento online gratuito e deixe a nossa equipe cuidar do problema para você.