Pragas de alimentos

Existem duas espécies que devemos nos preocupar no Rio de Janeiro: Os Carunchos e as Traças dos Cereais.

CARUNCHOS

CARACTERÍSTICAS

Também conhecidos como ”praga da despensa” ou “gorgulho”, os carunchos possuem cor marrom e bico alongado. Medem cerca de 6mm de comprimento.

HÁBITOS E ALIMENTAÇÃO

Os carunchos atacam produtos armazenados como feijão, arroz, trigo, milho, farinhas, farelos, chás e outros. Infestam também produtos industrializados como massas, rações de animais e biscoitos.

A ação dessas pragas faz com que os alimentos infestados depreciem rapidamente e são grandes causadores de prejuízos na industria alimentícia.

Como podem se alimentar de uma grande variedade de produtos armazenados, sua proliferação se torna fácil. Se encontrarem as condições ideais de temperatura, luminosidade e umidade podem causar grandes prejuízo com rapidez.

REPRODUÇÃO

Os carunchos possuem metamorfose completa (ovo, larva, pupa e adulto). Demoram cerca de 1 mês para completar seu ciclo de vida.

Sua reprodução se dá através da fêmea causando o rompimento da película protetora do grão e em seguida depositando os ovos no interior do grão. A larva eclode e se alimenta no interior do grão e só o deixam quando atingem a fase adulta.

As fêmeas iniciam a postura dos ovos nos grãos de 4 a 12 dias após chegarem à fase adulta, com cada fêmea põe em média cerca de 280 ovos por vida.

TRAÇAS DOS CEREAIS

Pragas urbanas: Traças dos cereais

CARACTERÍSTICAS

São também conhecidas como mariposas, as traças dos cereais possuem asas anteriores de coloração palha e asas posteriores de cor clara na fase adulta. Medem cerca de 8 mm de comprimento.

HÁBITOS E ALIMENTAÇÃO

As traças dos cereais nas residências são encontradas dentro de cozinhas e cômodos com estocagem de alimentos. Costumam infestar grãos como milho, trigo e arroz, além de outros produtos armazenados.

Gostam de lugares quentes e úmidos. Costumam infestar armazéns e cozinhas com pouca ventilação. São responsáveis por prejuÍzos financeiros em armazéns do mundo.

Todo o dano causado aos alimentos é feito pelas larvas das traças dos cereais. Seus ovos e larvas ficam todo o tempo dentro dos próprios alimentos dos quais se alimentam.

Após a fase de pupa, realizam metamorfose e viram uma “mariposa” com asas. As fêmeas adultas não vão mais se alimentar dos grãos. Sua única função é de reproduzir e fazer a postura dos ovos. Podem ser identificadas pelas “teias” que deixam nos alimentos e caixas por onde passam.

REPRODUÇÃO

A fêmea adulta das traças dos cereais pode colocar entre 150 e 400 ovos. Seus ovos medem cerca de 0,5mm, são esbranquiçados e com o tempo ficam com uma cor avermelhada. São colocados em fendas, frestas no chão ou em buracos nos grãos. Os ovos eclodem em cerca de 7 dias. Podem viver por anos, dependendo da comida disponível.

MAIS INFORMAÇÕES

Dedetização de pragas de alimentos
Leia mais sobre o nosso tratamento contra pragas de alimentos.

Blog das pragas: Pragas de alimentos
Dicas, curiosidades e fatos sobre as pragas de alimentos.

MANDE AS PRAGAS PARA BEM LONGE

Fale agora mesmo com nossa equipe e resolva o problema.

Atendimento de seg à sex, das 8h às 17h.

MANDE AS PRAGAS PARA BEM LONGE

Fale agora mesmo com nossa equipe e resolva o problema.

Atendimento de seg à sex, das 8h às 17h.