PULGAS

As espécies de pulgas que devemos nos preocupar no Rio de Janeiro são do gênero Ctenocephalides.

PULGAS

Pragas urbanas: Pulgas

CARACTERÍSTICAS:

As pulgas são parasitas externos de cães, gatos, pessoas e animais silvestres. Medem entre 2 e 3 mm de comprimento.
Possuem cor vermelha ou castanha. Podem pular até 75 vezes sua altura.

HÁBITOS E ALIMENTAÇÃO:

Pulgas são conhecidas por infestarem cães e gatos e se alimentar do seu sangue. As Pulgas adultas passam a maior parte da sua vida se alimentando do sangue de cães e gatos. Já as fases jovens alimentam-se da matéria orgânica que costuma existir em tapetes, frestas do piso, sofás e camas, e também das fezes de pulgas adultas.

A grande maioria da infestação das pulgas é representada pelas fases jovens, que infestam o ambiente do hospedeiro. A fase adulta representa apenas cerca de 5% da população, a fase de pupa 10%, a fase larval 35% e a fase de ovo representa os outros 50%. O que faz necessário que seja tratado o ambiente em conjunto com o animal infestado para eliminar toda a infestação.

Pulgas conseguem consumir 15 vezes o seu peso em sangue. Causam muirta irritação e incômodos aos animais que parasitam e podem transmitir doenças e reações alérgicas graves se não forem eliminadas rapidamente.

REPRODUÇÃO:

Uma pulga adulta pode gerar até 50 ovos por dia. Os ovos são depositados no animal mas caem no ambiente.

Os ovos das pulgas eclodirão em larvas em cerca de 10 dias. Larvas se desenvolverão em pupa de 4 a 18 dias. Se tiver um hospedeiro disponível, as pupas entram rapidamente na fase adulta, onde poderão gerar ovos depois da sua primeira refeição de sangue e assim recomeçar o seu ciclo de vida.

SINAIS DE INFESTAÇÃO DE PULGAS

O primeiro sinal de infestação pulgas é o seu animal inquieto e se coçando. Isso é causado pelo desconforto que as pulgas causam ao se alimentarem do sangue do animal.

Em seguida, você deve inspecionar seu animal minuciosamente por pulgas e fezes de pulgas. Procure principlmente nas costas do animal mais próximas ao rabo, na nuca e pescoço do cão.

As fezes das pulgas também podem ser notadas. Parecem pequenos grãos de pimenta moida e podem ser vistos por todo o pêlo do animal, como também nas casinhas dos animais e nos locais onde eles gostam de ficar.

Procure por ovos, larvas e pupas embaixo dos móveis, em carpete e tapetes, e nas frestas do piso dos cômodos que o seu animal dorme e circula.

Em pessoas, você pode notar irritações avermelhadas na pele, que coçam, como um sinal de mordida de pulgas.

Leia mais sobre como identificar uma infestação de pulgas.

RISCOS DE UMA INFESTAÇÃO DE PULGAS

Além de serem um grande incômodo para os nossos bichinhos, as pulgas são capazes de transmitir doenças graves, que podem levar nossos animais ao óbito.

Saiba um pouco mais sobre as principais doenças transmitidas por pulgas:

Peste negra: Causada pela bactéria yersinia pestis, é uma doença grave e que pode levar o animal ao óbito. A infecção do animal ocorre geralmente pela picada da pulga infectada. A infecção da pulgas se dá muitas vezes por ratos, o que torna essencial que evitemos uma infestação de ratos dentro da nossa casa.

A peste pode ser septicémica, onde ocorre a hemorragia de diversos órgãos, principalmente pulmão. Ou pneumónica, com tosse com sangue, altamente infecciosa para outras pessoas.

Tifomurino: Tifomurino ou tifo endêmico pode ser transmitida pela pulga da espécie Xenopsylla cheopis. Mais conhecida como a pulga do rato. Mesmo com taxa baixa de mortalidade, o risco de óbito existe, portanto deve ser levada a sério.

Seus sintomas incluem febre alta, manchas vermelhadas no corpo, náusea, vômito, dores de cabeça e dores no corpo. Pode levar também a confusão mental em alguns casos.

Tênia: É transmitida pela pulga infectada por parasita de Cestoda ou Cestoidea. Que é conhecida como a tênia canina. Estes parasitas atacam os intestinos do animal, podendo levar a perda de peso e irritação em volta do ânus do animal. São visualmente como uma fita fina e branca, e podem chegar até 10 metros de comprimento.

Hemobartonelose: É uma doença infecciosa causada pelas bactéria Haemobartonella felis, do gênero Rickettsia. Pode ser carregada tanto por pulgas como carrapatos. Essa doença ataca as células do sangue e pode ter sintomas mínimos ou severos. Se severos, podem causar anemias que geram perda de peso e batidas cardíacas aceleradas, causando até a morte do animal.

Leia mais sobre doenças transmitidas por pulgas.

MAIS INFORMAÇÕES

Dedetização de pulgas
Leia mais sobre o nosso tratamento contra pulgas.

Blog das pragas: Pulgas
Dicas, curiosidades e fatos sobre as pulgas.

Dúvidas frequentes sobre as pulgas
Veja as dúvidas mais frequentes dos nossos clientes sobre pulgas.

ESTÁ TENDO PROBLEMAS COM PULGAS?

Solicite agora mesmo seu orçamento online gratuito e deixe a nossa equipe cuidar do problema para você.

PROBLEMAS COM PULGAS?

Solicite agora mesmo seu orçamento online gratuito e deixe a nossa equipe cuidar do problema para você.