Como identificar um cupim

Como identificar um cupim blog Insect Control

Você sabe como identificar um cupim? Sabe identificar se é um cupim subterrâneo ou um cupim de madeira seca? Sabe diferenciar um cupim de uma formiga?

É importante saber identificá-los, pois só assim você poderá saber como agir para eliminá-los. Confira algumas dicas para saber diferenciá-los: 😉

CUPINS SUBTERRÂNEOS X CUPINS DE MADEIRA SECA

Sabia que existem cerca de 2800 espécies de cupins? 😲 Sim, e eles estão espalhados em regiões tropicais e subtropicais do mundo. Mas existem dois tipos principais de cupins que podemos encontrar em nossa casa aqui no Rio de Janeiro, que são os cupins subterrâneos e os cupins de madeira seca.

Os cupins subterrâneos como o nome já diz fazem ninhos abaixo do solo e costumam se alimentar da madeira da subestrutura de uma construção, de móveis colados as paredes, pisos, revestimentos, rodapés, portas, portais… ou seja, qualquer madeira que toque no piso, teto ou paredes.

E como uma adaptação as cidades, além de construírem seus ninhos embaixo do solo, criaram o hábito de fazer ninhos dentro da alvenaria de casas e apartamentos.

Para notar sua presença basta procurar madeira que esteja colada a parede, piso ou teto danificada e galerias (são nada mais que “caminhos de terra” que vão de uma fresta na parede, piso ou teto em direção a madeira.

Já os cupins de madeira seca são um pouco diferentes. Eles infestam a própria madeira de que se alimentam. Vivendo dentro de móveis, peças de madeira, portas, portais, rodapés… Seu principal sinal de infestação é um pó granuloso, que forma um amontoado de pó seco caindo de pequenos buraquinhos na própria peça infestada.

CUPINS ALADOS X FORMIGAS VOADORAS

Saiba que os cupins alados podem ser pretos ou marrons escuros e tem dois pares de asas. Suas asas são do mesmo tamanho de seu corpo, enquanto que as asas das formigas aladas têm tamanhos diferentes e um tronco e cabeça maiores e mais circulares.

Os cupins também têm antenas retas, enquanto que as antenas das formigas são curvas.

Outra diferença é que as formigas tem a cintura fina e demarcada, enquanto que os cupins tem o corpo mais reto.

OPERÁRIOS X SOLDADOS X ALADOS

Os cupins têm três castas diferentes – os cupins alados, os operários e os soldados. Cada um tem diferenças entre si.

É mais difícil observar cupins operários e soldados já que eles ficam a maior parte do tempo dentro do ninho. Já os cupins alados se expõem, pois estão procurando o local ideal para formar uma nova colônia.

Enquanto que os cupins alados têm asas, os cupins operários não possuem asas e tem a cor mais clara, podendo ser bege ou branca. Já os cupins soldados também não têm asas e tem a cor mais acastanhada. Eles possuem as cabeças maiores e pinças que usam para defender a colônia. 👊

O rei e a rainha eram cupins alados, mas que acabam quebrando suas asas ao descerem ao solo e vivem inteiramente no centro da colônia. Dificilmente você conseguirá ver um deles.

Eles ficam o tempo todo dentro do ninho, por isso não é possível vê-los, a menos que se destrua o ninho. A rainha fica com um abdômen muito grande, tanto que não consegue mais se mexer, permanecendo no meio do ninho.

PRÓXIMA POSTAGEM: Ciclo de vida dos cupins

Você pode contar com a InsectControl 😉

Uma infestação de pragas pode virar um problema sério se não for combatida a tempo.
Nós temos a experiência necessária para resolver seu problema com rapidez e segurança.

Solicite aqui seu orçamento online grátis ou ligue 3418-2595 para falar com um dos nossos especialistas.

Nós podemos te ajudar 😉

Uma infestação de pragas pode virar um problema sério se não for combatida a tempo.

Nós temos a experiência necessária para resolver seu problema com rapidez e segurança.

Solicite aqui seu orçamento online grátis ou ligue 3418-2595 para falar com um dos nossos especialistas.

POSTAGENS RELACIONADAS

Conheça mais sobre os riscos de uma infestação de formigas e se formigas podem transmitir doenças

O risco mora no fato das formigas não fazerem distinção por onde andam, e também por se alimentarem de outros insetos, inclusive baratas, que podem carregar microorganismos….

Leia mais

Aprenda como se prevenir contra as pulgas com segurança

Para se prevenir contra pulgas com sucesso, precisamos entender primeiro que uma infestação de pulgas pode começar tanto pelo animal como pelo ambiente. Não adianta proteger o seu animal….

Leia mais

Os prejuízos que uma infestação de cupins pode causar a sua casa

Cupins trabalham 24h por dia, 7 dias por semana, e muitas vezes suas colônias passam despercebidas até que os estragos comecem a ser visíveis. Como os cupins subterrâneos….

Leia mais

X

Toque aqui para
falar por telefone

Toque aqui para
falar por WhatsApp