Como identificar uma infestação de baratas

Como identificar uma infestação de baratas

Baratas além de serem extremamente desagradáveis e nojentas, são um risco para a nossa saúde. Uma infestação dentro de casa pode resultar em infecção, alergia ou até transmissão de doenças através do contato com as fezes, peles, saliva, urina ou até pelo ar, se for uma infestação em estado avançado.

E esses insetos ainda possuem alta capacidade de proliferação e um ciclo de vida bem curto, o que torna essencial que sua infestação seja identificada o mais rápido possível para não se tornar um problema sério. 😨

FRESTAS E LOCAIS ESCONDIDOS

As baratas francesinhas costumam fazer seus ninhos dentro de frestas e buracos em paredes e no piso, em rodapés soltos, dentro de armários e embaixo da pia. Em muitos casos, até dentro de fogões e geladeiras.

BARATAS EM BUSCA DE ALIMENTO À NOITE

Inspecione por toda a cozinha por qualquer movimento de baratas adultas em busca de alimento. Nao se esqueça de checar dentro de armários. Você pode deixar algumas migalhas no chão para fazer uma “armadilha”.

Baratas de esgoto também possuem hábitos noturnos. Procure primeiro no quintal, atrás de entulhos e caixas de papelão e em volta de lixeiras. Em seguida, dê uma boa inspecionada pela cozinha. Serão facilmente vistas se estiverem algumas presentes na cozinha. Dê uma boa olhada no fogão, baratas de esgoto adoram gordura. 😉

FEZES DE BARATAS FRANCESINHAS

São como pequenos grãos pretos, parecidas com grãos de pimenta preta. Variam do preto ao marrom. As fezes de baratas de esgoto são um pouco maiores, e possuem uma forma cilíndrica com as pontas irregulares.

Procure por fezes em balcões e dentro de gavetas na cozinha. Outros locais que aparecem fezes de baratas são nos cantos de paredes, nos rodapés e lambris de portas ou próximo a rachaduras e frestas em paredes e no piso. Em pequenas infestações, talvez você veja somente algumas fezes, já em infestações maiores, poderá encontrar dezenas ou até centenas de fezes em apenas um local.

OOTECAS

Você pode encontrar ootecas vazias em locais escondidos próximos as fontes de alimento, como dentro de armários, atrás de móveis, dentro de frestas e rachaduras ou até dentro de caixas de papelão.

A ooteca da barata francesinha é nada mais que um cilindro marrom cheio de ovos. Elas fazem suas posturas em ootecas (com até 50 ovos cada).

As ootecas das baratas de esgoto são diferentes das ootecas das baratas francesinhas. São como um grande caroço marrom escuro, com cerca de 9mm.

RESTOS DE PELE

Baratas trocam de pele diversas vezes enquanto estão virando adultas. Restos de peles de baratas podem ser encontrados também próximos as fontes de alimento. São identificados geralmente ao longo de rodapés, dentro e embaixo de móveis da cozinha.

ODOR DESAGRADÁVEL

Se houver um grande número de baratas em um cômodo, você conseguirá perceber um odor desagradável vindo de algum local escondido, quente e úmido. O cheiro é parecido com o cheiro de mofo, um cheiro azedo e enjoativo. 🤮

Existem também odores provenientes de baratas mortas como ácido oleico é produzido durante a decomposição. O odor das baratas em larga escala pode até afetar o sabor dos alimentos e causar reações alérgicas graves, incluindo asma.

MANCHAS DE GORDURA

Inspecione paredes e sempre próximos a rodapés. São irregulares e de cor castanha. Baratas deixam estes rastros de gordura se estiverem em um ambiente com muita umidade disponível.