Ovos de baratas, ootecas e mais! Entenda o ciclo de vida das baratas

Ovos de baratas, ootecas e mais! Entenda o ciclo de vida das baratas

Muitas pessoas tem dúvidas sobre como funciona o ciclo de vida das baratas. Barata bota ovo? Quantas baratas nascem de um ovo (que na verdade são chamados de “ooteca”)? De onde vêm os ovos de baratas de esgoto? E os ovos de baratas francesinhas? Vamos responder estas e mais algumas perguntas sobre o ciclo de vida das baratas. 😉

Entender como funciona o ciclo de vida das baratas de esgoto e das baratas francesinhas, também pode te ajudar a entender mais sobre o poder de reprodução das baratas.

Como funciona o ciclo de vida das baratas?

Baratas possuem apenas 3 fases distintas durante o seu ciclo de vida: Ovo (ooteca), ninfa e adulta.
Entenda mais sobre cada fase do ciclo de vida das baratas francesinhas e também das baratas de esgoto.

BARATAS FRANCESINHAS

Uma fêmea é capaz de produzir até 400 ovos por vida. Suas populações crescem extremamente rápido nas condições ideais. O que faz com que filhotes de barata francesinha apareçam aos montes durante o verão. 😳

OVOS (OOTECA)

Ovos de barata

As baratas fêmeas fazem sua postura através de uma ooteca. É uma “cápsula” de cor marrom, que contém cerca de 30 ovos. Medem aproximadamente 7mm. São muito resistentes e podem sobreviver condições severas. A fêmea carrega a ooteca que fica colada ao seu abdômen por cerca de dois dias. 📆

Em seguida, ocorrerá a postura dos ovos da barata (ooteca) em um local escondido e protegido. Em alguns dias os ovos eclodirão em ninfas jovens (“baratas filhotes”).

NINFAS

Ninfa baratas

As ninfas emergem da ooteca como baratas filhotes. Elas começam a ficar com um tom de marrom mais escuro com o tempo com linhas paralelas bem visíveis. Ninfas não são capazes de se reproduzir. Fazem diversas mudas, cerca de seis vezes, até chegarem a fase adulta. Podem se desenvolver em adultas em menos de 100 dias nas condições ideais.

Ninfas de baratas vivem cerca de 100 dias, dependendo das condições oferecidas pelo ambiente.

ADULTAS

Pragas urbanas: Baratas francesinhas ou baratas alemães

Depois da última muda das ninfas, acaba a fase de filhote de barata e chega a fase das adultas. Nesse estágio, as baratas medem cerca de 15mm e possuem asas. Porém não voam. São insetos de hábitos noturnos, se escondem durante o dia e saem em busca de alimento à noite.

BARATAS DE ESGOTO

Baratas de esgoto adultas podem viver até cerca de 1 ano. Uma única fêmea é capaz de produzir cerca de 150 ovos por vida. 😨

OVOS (OOTECA)

Ooteca barata de esgoto

Depois de cerca de 5 dias após acasalar, as fêmeas produzem uma cápsula chamada ooteca. Cada ooteca contém cerca de 15 ovos. Uma única fêmea adulta pode produzir entre 6 e 14 ootecas por vida. Depois de carregar a ooteca no seu abdômen por até alguns dias, a fêmea os deposita em local seguro e protegido.

A fêmea colocará um pouco de saliva e a ooteca ficará aderida a superfície onde foi colocada. Os ovinhos de barata eclodirão em ninfas entre 24 e 38 dias, dependendo das condições do ambiente.

NINFAS

Ninfa de baratas de esgoto

Depois de eclodirem os ovos, chega a fase de ninfa. As ninfas jovens vão sofrer uma metamorfose, onde irão fazer diversas mudas, para “trocar” seu exoesqueleto. Ocorrerão entre 10 e 13 mudas neste processo. A cada muda, as ninfas se tornarão mais parecidas com as baratas adultas.

Este processo pode durar entre 6 meses e 1 ano.

ADULTAS

Barata voadora

Depois de sofrer a última muda, a ninfa se tornará uma barata adulta. Passam a possuir asas e capacidades reprodutivas. Diferentemente das baratas francesinhas, as baratas de esgoto voam. E também são maiores que as francesinhas, medindo entre 3 e 4,5 cm.

E aí, está respondido se barata põe ovo ou não? Esperamos ter ajudado de alguma forma, pessoal! 👋😄

Ainda não seguiu
a gente no Instagram? 😮

Dá uma conferida, você vai adorar!

Conheça nosso Instagram

Ainda não
seguiu a gente
no Instagram? 😮

Dá uma conferida, você vai adorar!

Conheça nosso Instagram