Como eliminar os carrapatos do seu cão

Como eliminar os carrapatos do seu cão

Levou seu cão para passear e agora ele está com carrapatos? É hora de agir.

Se você identificar carrapatos no seu cachorro, você deve removê-los rapidamente para diminuir os riscos de infecção e transmissão de doenças para o seu animal. Carrapato adultos se prendem a pele do animal pela cabeça, e caso estejam infectados por microorganismos patogênicos podem transmitir doenças graves para o seu cão. 😳

Como eliminar os carrapatos do meu cão?

Vamos ensiná-los como remover os carrapatos do seu cão rapidamente, e com segurança. Este processo é essencial para garantir a segurança do seu pet e também para evitar que se torne uma infestação e acabe se alastrando para a sua casa.

1) Pegue um par de luvas.
2) Pegue uma pinça.
3) Coloque seu animal perto de um abajur ou pegue uma lanterna encontrar todos os carrapatos.
4) Pegue o carrapato com a pinça pegando por trás da cabeça do carrapato (na parte mais próxima a pele do animal) e remova-o lentamente, sem espremer o carrapato ou arrancar parte do corpo.
5) Repita o processo até eliminar todos os carrapatos visíveis.
6) Coloque os carrapatos dentro de uma bacia com álcool para matá-los.
7) Lave bem todas as áreas picadas com óleo de neem para ajudar na cicatrização.
8) Dê um banho no cachorrinho, de preferência com shampoo anti-carrapatos e depois lave bem as suas mãos.

Para finalizar, pegue um pouco de óleo de neem, um creme antibiótico ou água morna com sabão e lave bem todas as áreas com picadas no seu cão para evitar reações alérgias e também aliviar a coceira. 😉

Certifique-se que a cabeça ou boca do carrapato não ficou presa na pele do animal depois de remover o carrapato. Pode infeccionar e causar problemas sérios ao seu pet. ⚠️

Nos próximos dias não se squeça de monitorar o seu pet constantemente para garantir que as picadas não infeccionaram e também que ele não contraiu nenhuma doença dos carrapatos.

Se seu animal ainda estiver com carrapatos depois deste processo, você vai precisar comprar produtos para controlar a infestação de carrapatos.

⚠️ ATENÇÃO ⚠️

Você deve procurar a ajuda de um veterinário urgente, se:

1) Se ficou alguma parte do carrapato presa no cão.

2) O cão estiver pálido, com olhos vermelhos, letárgico, vomitando, com dor muscular, com fadiga, urinando sangue, tosse seca, manchas na pele, febre ou qualquer tipo de sintoma ou comportamento fora do normal.

3) Identificou inchaço, erupção ou inflamação nas áreas mordidas pelo carrapato.

4) Não remova nunca um carrapato com as mãos ou mate-o com as próprias mãos. Você se coloca em risco, e pode contrair doenças se o carrapato estiver infectado com alguma bactéria patogênica.

Recomendamos este método caseiro para eliminar os carrapatos se forem somente alguns carrapatos vindos da rua ou de um cachorro vizinho. Se seu cachorro estiver infestado, leve-o para o seu veterinário o mais rápido possível. Carrapatos transmitem doenças graves, que podem ser fatais para cães, gatos e até pessoas.