Como diferenciar as espécies de cupins?

Como diferenciar as espécies de cupins?

Muitas pessoas passam por muita confusão na hora de identificar se é um cupim subterrâneo ou um cupim de madeira seca que está atacando sua casa.

Vamos falar sobre uma série de diferenças entre as duas espécies de cupins que mais causam problemas no Rio de janeiro – os cupins subterrâneos e os cupins de madeira seca. 👊

Como diferenciar cupins subterrâneos e cupins de madeira seca?

Mesmo possuindo características e hábitos bem parecidos, podemos diferenciar facilmente as duas espécies. Vamos as principais diferenças entre cupins subterrâneos e cupins de madeira seca:

CUPINS SUBTERRÂNEOS

Os cupins subterrâneos podem construir seus ninhos no solo ou em vãos estruturais. Suas colônias podem chegar a 1 milhão de indivíduos e suas fezes são úmidas, semelhante à um “caminho de terra”.

Os cupins subterrâneos, podem sair da colônia em busca de alimentos, dada a fartura de elementos a base de celulose que se encontram na natureza ou nas proximidades do próprio ninho. O que facilita com que vivam por décadas. 😳
Cupins subterrâneos costumam fazer seus vôos nupciais durante o dia.

CUPINS DE MADEIRA SECA

Os cupins de madeira seca, tem seus ninhos confinados à madeira infestada. As colônias de cupins de madeira seca são um pouco menores, chegando até 10 mil indivíduos.

As fezes dos cupins de madeira seca são como grãos secos, e são expelidas pelos cupins através de buracos nas peças infestadas, formando um monte de “grãos” secos abaixo dos buracos. O que acaba se tornando fator número 1 como identificação de uma infestação de cupins de madeira seca.

O cupim de madeira seca, ao consumir toda a madeira que o abriga, se não tiver acesso à outra madeira em contato com a primeira, condena a sua colônia a morte. A vida útil da colônia está, assim, ligada à duração da fonte de alimento. 😉
Cupins de madeira seca alados costumam voar à noite.

Se estiver com sinais de infestação de cupins ou quiser se prevenir contra os cupins, entre em contato conosco.
Nós podemos te ajudar. São mais de 20 anos de experiência contra as pragas. Mais de 10 mil casas atendidas. 👊😄