Como eliminar os cupins da sua casa

Como eliminar os cupins da sua casa

Um inseto que pode causar um grande estrago na nossa casa é o cupim. Sabia que em poucos anos ele pode destruir a estrutura de uma casa? Sim, e o pior é que sua presença é quase imperceptível. Por isso devemos ficar atentos aos pequenos sinais para podermos eliminar o cupim. 😉

Alguns dos sinais são pisos frouxos, buracos na madeira, madeira oca, asas próximas às janelas ou portas ou tubos de lama, próximos a árvores perto da sua casa.

Ao notar esses sinais você já deve se preparar para fazer a descupinização. Existem várias formas de matar o cupim desde métodos naturais à produtos próprios para este fim. Então aí vão algumas dicas de como eliminar cupins. 💪

PRODUTOS ESPECÍFICOS PARA MATAR CUPINS

Você pode encontrar esses produtos em lojas de itens domésticos, casas de animais ou mesmo lojas de materiais para construção. Para usá-los basta borrifar o produto em locais que estejam infestados de cupins – o Jimo Cupim é o mais conhecido.

No entanto você precisa ter cuidado quando for utilizá-los, pois eles podem ser tóxicos para crianças e animais de estimação. Siga as instruções de uso. ⚠️

EXPONHA OS MÓVEIS À LUZ SOLAR

Esse é o método mais fácil e prático de eliminar cupim. Se você notar buracos em algum dos seus móveis é provável que ele esteja infestado de cupins.

Então você deve expor esse móvel à luz solar, pois os cupins não resistem ao calor e à luz do sol. Basta deixar o móvel exposto de dois a três dias em um dia que esteja ensolarado. Você poderá eliminar vários cupins de uma só vez. 😉

Esse método funciona com pedaço de madeira? Sim, tanto faz se for um móvel ou pedaço de madeira, dará certo.

ARMADILHA DE PAPELÃO

O papelão assim como a madeira é composto por celulose, substância que os cupins se alimentam. Ai vai o passo a passo de como montar uma armadilha de papelão contra cupins:

. Apanhe alguns pedaços de papelão.

. Molhe-os e empilhe-os em um lugar onde você saiba que há presença de cupins.

. Quando você ver que o papelão está tomado por cupins, leve-o para fora e queime-o em um local seguro.

Com essa armadilha você vai conseguir eliminar vários cupins de uma só vez. 👊

TERRA DE DIATOMÁCEAS

São restos de fósseis de diatomáceas, que são pequenos organismos aquáticos. Esses esqueletos são compostos por sílica e são encontrados em leitos de lagos, rios e oceanos.

Mas como eles eliminam cupim? Como sua estrutura molecular é bem resistente ele acaba cortando os exoesqueletos dos cupins, assim causando sua desidratação e consequentemente sua morte.

. Polvilhe a terra de diatomáceas em um espanador de pó.

. Passe o espanador em madeiras expostas e que ficam em locais isolados, como em um quartinho dos fundos ou utilize onde você saiba que há cupins.

Você também pode colocar a terra de diatomáceas na terra de seu jardim ou ao redor de sua casa. Caso chova você deve reaplicar a substância. 👍

CONGELE OS MÓVEIS

Congele os móveis, será que eu li direito? Sim você leu, pode parecer estranho, mas congelar móveis infestados por cupins, pedaços dele ou mesmo madeira vai ajudar a matá-los.

Essa é uma ótima solução se o primeiro método não der certo ou se os dias estiverem chuvosos e nublados. Assim basta que você coloque o móvel ou pedaços dele em um congelador grande de dois a três dias. 👊

ÁCIDO BÓRICO

Sabia que o ácido bórico compõe boa parte dos produtos especializados em eliminar cupins e outros insetos? Sim, o ácido bórico é uma substância tóxica que ataca o sistema nervoso dos cupins e também causa sua desidratação.

. Passe ácido bórico em uma madeira ou papelão.

. Coloque a madeira ou papelão perto da casa ou próximo a um local aberto onde há cupins.

. Fique atento à isca para ver se há necessidade de colocar mais ácido bórico.

Depois de algum tempo você vai encontrar cupins mortos. 💪

NEMATÓDEOS

Sabe o que é nematódeos? Nematódeos são uma espécie de minhoca pequena que agem com parasitas naturais de cupins.

Eles são vendidos em lojas de jardinagem e você pode colocá-los na terra, em locais aonde você saiba que há cupins. 😉

Esses nematódeos vão sair em busca de cupins para serem seus hospedeiros, e assim vão invadir seus corpos, provocando sua morte em até 48 horas.