Revoada dos cupins. Como funciona?

Revoada dos cupins. Como funciona?

A revoada nada mais é que o vôo nupcial dos cupins. É a época do ano que as condições de temperatura e umidade se tornam as ideias para a reprodução dos cupins.

A revoada dos cupins começa assim que se da ínicio a primavera, quando a temperatura está quente e úmida, geralmente logo após as primeiras chuvas da primavera. A revoada pode se estender até o fim do verão, se as condições continuarem ideais.

É díficil dar uma data exata para o começo e o final da revoada dos cupins. Mas do começo da primavera ao final do verão pode-se esperar cupins reprodutores voando pelos postes do condomínio a noite. 😰

Linha do tempo da revoada dos cupins

Para explicar um pouco melhor como funciona a revoada dos cupins, montamos a linha do tempo da revoada dos cupins:

1 MÊS ANTES DA REVOADA

A colônia está crescendo, amadurecendo e se preparando para a revoada, cada casta está realizando suas funções enquanto a primavera se aproxima.

Soldados estão protegendo a colônia, os operários estão cavando galerias em busca de alimento e estão garantindo que os mais jovens se alimentem. A rainha começa a gerar dezenas de cupins reprodutores (siriris ou aleluias). 😨

CHEGA A REVOADA

Os cupins reprodutores começam a surgir as dezenas para buscar novas colônias, os reprodutores que morrem são substituídos por novos cupins. Os operários ainda estão comendo madeira e construindo caminhos nas paredes e no solo das casas, enquanto os siriris estão à procura de locais para novos ninhos. 🏡

Um reprodutor vai se tornar o rei e vai acasalar com uma nova rainha, assim que encontrar a casa com a quantidade certa de alimento, umidade e temperatura.
Uma nova colônia é estabelecida, a rainha começa com a postura dos ovos e a cuidar da sua ninhada, e assim, colônia começa a crescer lentamente.

POUCOS MESES APÓS A REVOADA

A ninhada da rainha amadureceu, e a nova geração está pronta para ajudar a colônia efetivamente, se tornando cupins operários e soldados. A maioria dos cupins se tornam operários, e passam a maior parte do seu tempo escavando galerias pela casa em busca de alimento para os mais jovens.

A quantidade de cupins da colônia vai aumentando das centenas para os milhares e a rainha continua gerando novos cupins. 😰

1 ANO DEPOIS DA REVOADA

Nesse ano que se passou, a rainha pode ter produzido até 10.000 ovos e a população da colônia decola.
Os operários estão 24h por dia à procura de madeira e materiais com celulose para alimentar os mais novos e a rainha continua gerando novos cupins.

3 ANOS APÓS A REVOADA

A colónia está agora totalmente madura e pode ter mais de 1.000.000 de cupins. Isso mesmo, 1 milhão. 😳
A produção de siriris e a busca por mais ninhos começa novamente, e dependendo da temperatura, se estende até o verão. O ciclo inicia-se novamente.

Se estiver com sinais de infestação de cupins ou quiser se prevenir contra os cupins, entre em contato conosco.
Nós podemos te ajudar. São mais de 20 anos de experiência contra as pragas. Mais de 10 mil casas atendidas.  👊 😄