Tudo sobre o ciclo de vida dos cupins

Tudo sobre o ciclo de vida dos cupins

Cupins além de grandes destruidores, são ótimos sobreviventes. E isso ocorre graças à organização das suas colônias em toda a fase do seu ciclo de vida.

Vamos falar um pouco sobre o ciclo de vida dos cupins e também sobre as funções e principais características de cada uma das fases do ciclo de vida desse inseto tão temido. 😉

Como funciona o ciclo de vida dos cupins?

Os cupins realizam o que é chamado de metamorfose incompleta: Ovo, larva, ninfa e adulto.
Aprenda um pouco mais sobre como funciona o ciclo de vida dos famosos cupins:

OVOS

Logo depois de fertilizadas, as rainhas dos cupins põem seus ovos. Os ovos são brancos, ovais e muito pequenos, mas podem ser vistos a olho nu. Mas como são colocados em locais bem escondidos, como dentro de alvenarias, dentro do solo ou outros locais bem protegidos da luz do sol, são raramente vistos.

Os ovos dos cupins vão ficar em locais especiais dentro dos esconderijos onde serão cuidados pelos cupins operários. Em algumas semanas virarão larvas. 😳

LARVAS E NINFAS

As larvas e ninfas já começam a ajudar no desenvolvimento da colônia. Vão crescer e sofrer várias mudanças enquanto se desenvolvem em uma das castas dos cupins adultos: operários, soldados e reprodutores alados.

Para garantir o balanço de funções dentro da colônia, a rainha e o rei dos cupins podem produzir feromônios para controlar o desenvolvimento dos cupins imaturos.

CUPINS REPRODUTORES

Também chamados de cupins alados, se diferenciam das outras castas por serem mais escuros, possuírem olhos e dois pares de asas. Durante a revoada dos cupins, que ocorre na primavera e verão, logo depois de acasalar, os cupins reprodutores pousam e entram em alguma fresta, rachadura ou buraco próximo a uma fonte de madeira para começar novas colônias de cupins.

Os cupins reprodutores perdem as suas asas assim que pousam. Esses cupins se tornarão rei e rainha da nova colônia e serão responsáveis por apenas uma função: reproduzir.

OPERÁRIOS

Os cupins operários representam a grande maioria da colônia. São os mais destrutivos, graças a sua função de levar alimentos de volta à colônia. Também possuem outras funções como cuidar das outras castas, principalmente mais jovens, e também de construir as galerias com uma mistura de fezes e saliva, e claro, de aumentar cada vez mais a colônia.

Eles podem ser encontrados mais facilmente dentro da alvenaria e do solo. Eles são de aparência branca e navegam com suas antenas em vez de seus olhos (são cegos). Vivem entre 1 e 2 anos.

SOLDADOS

Os soldados são fisicamente diferentes dos operários, possuem uma cor marrom amarelada, além de cabeças grandes e mandíbulas largas. São úteis para proteção da colônia contra formigas e outros predadores, mas fazem com que os soldados não consigam se alimentar sozinhos – por isso tem a ajuda dos operários na hora de se alimentarem.

Vivem entre 1 e 2 anos, assim como os operários.

RAINHAS

As rainhas são responsáveis pela postura de todos os ovos da colônia de cupins, e consequentemente de deixar a colônia cada vez maior. Uma colônia pode ter mais de uma rainha se for necessário, para ajudar no crescimento da colônia.

Elas produzem ovos por toda a vida, e podem manter uma taxa constante de postura de ovos por até 10 anos. Em locais com temperaturas altas e alta umidade, rainhas podem produzir ovos por todo o ano.

As rainhas dos cupins podem viver até cerca de 30 anos. Rainhas de cupins em condições ideais costumam colocar mais de de 1 milhão de ovos por vida. 😱

Infestações de cupins crescem silenciosamente e podem causar danos irreversíveis à sua casa se não forem controladas a tempo. Se estiver com sinais de infestação de cupins na sua casa, entre em contato conosco rapidamente e solicite seu orçamento gratuito. 👊 😄

Ainda não seguiu
a gente no Instagram? 😮

Dá uma conferida, você vai adorar!

Conheça nosso Instagram

Ainda não
seguiu a gente
no Instagram? 😮

Dá uma conferida, você vai adorar!

Conheça nosso Instagram