Como funciona a sociedade das formigas?

Como funciona a sociedade das formigas?

Hoje vamos falar sobre como funciona a socidade das formigas, elas vivem em uma sociedade extremamente organizada, composta por 4 castas: Rainhas, operários, soldados e alados. 😨

Cada indivíduo da colônia tem uma função pré estabelecida e vive para a sobrevivência e crescimento da colônia. Vamos falar um pouco sobre cada casta e ensiná-lo a diferenciá-las. 😉

ALADOS

E as formigas aladas macho são os únicos machos da colônia, e são provenientes de ovos não-fertilizados.

Sua vida é de curta duração, mas como todas as formigas, eles desempenham um papel crucial no ciclo de vida da formiga. As formigas aladas fêmeas vão voar para acasalar em um dia quente e úmido onde irão acasalar com uma formiga alada macho, e em seguida irão para o solo começar um novo local para colocar seus ovos e começar um novo ninho. Os machos morrem depois de acasalar, mas as fêmeas não.

Elas somente perderão suas asas, que servirão como fonte de proteína para suas crias. Este processo é chamado de vôo nupcial das formigas.

As formigas aladas fêmeas são conhecidas como formigas princesas, porque são nada mais que uma rainha virgem, que ainda não foi fertilizada.

RAINHAS

São as formigas reprodutoras aladas que antes eram chamadas de formigas princesas. Depois de acasalarem, postarem seus ovos e começarem uma nova colônia, se tornarão as formigas rainhas desta colônia.

Estas formigas são extremamente prolíficas, e uma vez fertilizadas, poderão gerar milhares de ovos por toda a vida. 😳

As rainhas são as fundadoras e líderes da colônia, responsáveis por cada nova colonia e pela postura de milhares de ovos. Ficam escondidas bem no centro da colônia e bem protegidas de predadores. Podem viver até 30 anos em colônias grandes.

OPERÁRIAS

As formigas que você vê andando por aí, provavelmente são formigas operárias. São formigas estéreis e pequenas, mas que são o alicerce de uma colônia. São responsáveis por cuidar da rainha e de todas as fases jovens, de trazer alimento para a colônia e de manter e expandir os ninhos.

Uma formiga operária vai passar os primeiros dias de sua fase adulta cuidado da rainha e dos jovens, somente depois de um tempo poderá começar a trabahar no ninho, e posteriormente poderá começar a buscar alimento para a colônia (forrageamento é o nome deste processo).

Formigas Operárias vivem geralmente 1 ano. São todas fêmeas.

SOLDADOS

São formigas estéreis assim como as operárias, porem são maiores e mais fortes. São responsáveis por proteger a colônia de predadores, e também podem mover e cortas objetos “grandes”. Suas características divergem dependo da espécie. Também são todas fêmeas.

ciclo de vida das formigas pode demorar de semanas a meses para ser concluído. Tudo vai depender das condições de temperatura, umidade e disponibilidade de alimentos.