Dicas de prevenção contra formigas

Dicas de prevenção contra formigas

Formigas entram nas residências por uma série de razões. Não somente para invadir o seu pote de açúcar, como muitas pessoas pensam.

Existem diversas razões porque as formigas procuram abrigos dentro das nossas casas. Vamos falar um pouco sobre como você pode se prevenir de uma invasão desses insetos indesejáveis. Mas antes de aprender como se prevenir contra as formigas, é importante que você primeiro entenda por que as formigas entram na sua casa. 😃

Por que as formigas entram na minha casa?

Formigas estão sempre tentando entrar nas casas para encontrar 3 fatores: Alimento, água e abrigo.  😉

ALIMENTO

Muitas espécies de formigas gostam de alimentos que humanos também gostam. Substâncias doces, gordurosas, proteínas, cereais, semente e grãos são só alguns exemplos do cardápio em comum as formigas. E como nossas cozinhas possuem estoques de cada um desses alimentos, acabam se tornando alvo para as formigas.

ÁGUA

Assim como as pessoas, formigas precisam de água para sobreviver. Em épocas de muito calor você provalmente conseguirá identificar formigas perto das suas torneiras da cozinha, banheiros e área de serviço em busca de água.

ABRIGO

As residências hoje em dia possuem dezenas de abrigos diferentes próximos as fontes de alimento e água para as formigas. Rachaduras e frestas no piso, na parede, em armários e rodapés são o local que as formigas mais se escondem dentro das casas.

Tomadas, dijuntores e toda a parte elétrica da casa também podem servir como abrigo para as formigas. E outras espécies vão preferir o quintal, onde irão fazer formigueiros geralmente nos locais onde ocorre o encontro da terra com concreto, decorações, pedras e árvores.

Como se prevenir contra as formigas?

Agora que você já sabe que as formigas entram na sua casa atrás de alimento, água e abrigo, vamos ensiná-lo como impedi-las de conseguir esses 3 fatores dentro da sua casa. 😉

1º: Certifique-se de que seus alimentos, cereais, biscoitos e frutas estão bem guardados em armários, na geladeira ou em algum recipiente bem lacrado. Se algum alimento foi aberto, coloque-o dentro de um recipiente de plástico ou vidro, e mantenha-o tampado.

2º: Limpe todos os restos de comida, líquidos derramados e todas as migalhas espalhadas pela casa e instrua a todos da sua família a fazer lanches somente na cozinha. Vasculhe também dentro de armários e dispensas por migallhas e restos de alimentos, e limpe tudo.

3º: Louça deixada para o dia seguinte, lixeiras lotadas ou lixeiras com vazamentos também podem atrair formigas, portanto deixe a pia limpa e troque o lixo antes de dormir, todos os dias.

4º: A ração dos seus cães ou gatos podem também ser um grande atrativo de formigas (além de baratas e ratos). Para impedir as formigas de irem atrás da ração dos seus pets, coloque a tijela sempre em cima de uma superfície removível, como um tapete.

Todo dia a noite, remova a superfície e jogue as migalhas da ração que cairam durante as refeições do seu pet no lixo e troque a tijela.

5º: Para impedir o acesso e o abrigo de formigas na casa, vede ou conserte buracos e frestas em janelas e portas, e todos os buracos e frestas do piso, paredes e armários. E por último, dê uma geral na parte elétrica da casa, troque tomadas, dijuntores, caixas de luz e interruptores quebrados, soltos ou com rachaduras.

Formigas de diversas espécies costumam fazer ninhos em tomadas, disjuntores, caixas de luz e etc.. 😳

6º: E por último, procure eliminar todas as fontes de água disponível para as formigas. Conserte todos os vazamentos e infiltrações da casa, e certifique-se também de que todas as pias e chuveiros da casa estão sem goteiras.

Basta seguir as nossas dicas e sua casa ficará livre do ataque das formigas. 👊 😃