Tudo sobre o ciclo de vida das formigas

Tudo sobre o ciclo de vida das formigas

Apesar de serem um inseto com uma colônia tão organizada e complexa, seu ciclo de vida pode ser bem simples de se entender.  😉

As formigas se desenvolvem em metamorfose completa: ovo, larva, pupa e adulto. Falaremos um pouco sobre cada uma das fases do ciclo de vida das formigas:

OVOS

Após ocorrer o acasalamento, uma formiga fêmea vai se tornar a rainha e estará pronta para começar a sua nova colônia. Seu primeiro objetivo será encontrar um local de nidificação adequado para postura dos seus primeiros ovos.

A função de postura dos ovos é inteiramente da rainha da colônia. A rainha ficará no ninho até que as primeiras formigas operárias estejam prontas para começar o forreamento (buscar alimento para a colônia). A postura dos ovos pode chegar a casa dos milhares em apenas um dia em colônias mais avançadas.

PUPA

Durante a fase de pupa, a formiga se envolve com um casulo de seda até estar pronta para sofrer sua última transformação para a fase de adulta. Algumas espécies não formam este casulo durante a fase de pupa.

As primeiras formigas que surgem em cada colônia são mais fracas e menores, devido a alimentação precária que receberam pela falta de operários para as alimentarem. As formigas saem com um tom amarelado mas logo ficam mais escuras assim que seu exoesqueleto endurece.

LARVAS

São semelhantes a pequenas lagartas brancas. As formigas na fase de larva são praticamente imóveis, não possuem olhos e nem pernas. Se alimentam graças as formigas operárias, que regurgitam o alimento que coletaram para as larvas conseguirem digeri-lo.

Conforme as larvas crescem, elas realizam uma série de mudas até virarem pupa (geralmente de 4 a 5 mudas). E a grande maioria das larvas se transformarão em formigas operárias. No entanto, em colônias desenvolvidas, as larvas mais bem alimentadas se tornarão formigas princesas, que posteriormente poderão se tornar novas rainhas.

ADULTAS

Durante a fase adulta, as formigas serão dividas em castas, onde cada uma terá uma função importante para a sobrevivência e expansão da colônia. As formigas adultas poderão se tornar a rainha, operária, soldada ou alada.

Sendo a maioria esmagadora da colônia de operárias. O que poucas pessoas sabem, é que todas as formigas operárias e soldadas (as mais vistas pelas pessoas) são fêmeas. Isso mesmo. Os únicos machos da colônia na grande maioria das espécies de formigas são os alados, responsáveis por acasalar com a rainha.

Ainda não seguiu
a gente no Instagram? 😮

Dá uma conferida, você vai adorar!

Conheça nosso Instagram

Ainda não
seguiu a gente
no Instagram? 😮

Dá uma conferida, você vai adorar!

Conheça nosso Instagram