Como identificar uma infestação de mosquitos na sua casa

Como identificar uma infestação de mosquitos na sua casa

É difícil você conhecer alguém que nunca reclamou de mosquitos, e com o mosquito da dengue se tornando assunto de saúde pública, se tornou ainda mais importante saber como se proteger desses insetos intermináveis. 😉

Você já se perguntou porque sua casa vive cheia de mosquitos mesmo quando você fecha todas as portas e janelas antes do entardecer? Isso pode estar acontecendo porque sua casa está sofrendo com uma infestação de mosquitos. Sua casa pode estar cheia de ovos, larvas e mosquitos adultos à espreita somente a espera do anoitecer para atacar você e sua família. 😳

Como identificar uma infestação de mosquitos?

Ensinaremos como você pode identificar ovos, larvas e mosquitos adultos pela sua casa para você saber como se livrar desses visitantes indesejáveis de uma vez por todas:

OVOS

Os ovos do pernilongo são depositados as centenas, e ficam colados, formando uma “jangada”. São encontrados geralmente em água suja e rica em matéria orgânica, como em valões, esgotos e canais. Não são muito resistentes, e morrem caso fiquem sem contato com a água. Podem ser encontrados espalhados pela superfície da água.

Os ovos dos mosquitos da dengue são postos singularmente, ficando dispersos entre si. São encontrados geralmente em água limpa e parada, como caixas d’água, garrafas, pneus e até recipientes provisórios como uma folha seca ou até uma tampa de garrafa. São extremamente resistentes, podendo resistir mais de 1 ano sem contato com a água.

E como são mais sensíveis a luz do que os ovos de pernilongos, ficam geralmente nos cantos do recipiente para se esconder da luz do sol.

LARVAS

As larvas dos mosquitos da dengue e dos pernilongos são bem semelhantes, se diferenciam pela largura, já que as larvas do pernilongo são mais largas. As duas larvas ficam penduradas à superfície da água, um pouco para a diagonal.

A larva do mosquito da dengue é mais fotosenssível, para diferenciá-la da larva do pernilongo, basta colocar uma luz em cima dela. Se ela descer bruscamente na água em forma de ‘S’, é larva de aedes. Se fizerem um movimento de fuga da luz mais tímido, são larvas de pernilongo. 😉

PUPAS

As pupas possuem uma forma de vírgula, são bem semelhantes as do Culex e do Aedes, e podem ser encontradas nos mesmos locais onde estão as larvas.

Se você identificou ovos, larvas ou pupas de aedes aegypti, você deve matá-los, e bem rápido, para acabar com qualquer chance de que virem um mosquito adulto.

O Dr. Eduardo Finger, no site minhavida, dá algumas dicas de como matar ovos e larvas do mosquito da dengue:

“Outras possibilidades seriam salgar a água com sal grosso na proporção de 1kg para cada 50 litros de água. Adicionar água sanitária na proporção de 1 litro para cada 50 litros de água ou adicionar cloro até a proporção de 0,1% do volume total de água da piscina.

Estes 3 métodos são capazes de, se não eliminar, tornar muito menor a viabilidade das larvas.

Talvez os ovos sejam resistentes mas se você e seus vizinhos eliminarem a água livre ou tratarem-na com estas medidas, a chance de vocês se exporem serão significativamente reduzidas pois morrerão assim que eclodirem.”

ADULTOS

Mosquitos adultos costumam se esconder em locais escuros e escondidos dentro das casas durante o dia. Inspecione dentro de casa todos os locais escuros e que formem sombras, como embaixo de escadas, atrás de móveis e em quartos escuros.

Não se esqueça de inspecionar todas as plantas dentro da casa, é o local preferido de esconderijo para os mosquitos dentro de casa. Toda a vegetação e plantas do seu quintal, principalmente vegetações mais densas e próximas ao muro, também ficam cheias de mosquitos durante o dia.

Passe com sua raquete de mosquitos ou repelente em spray por esses locais de manhã para matar os pernilongos adultos que estão descansando à espera de atacar novamente. 💪