Dicas de prevenção contra mosquitos

Dicas de prevenção contra mosquitos

Além de serem um grande incômodo, mosquitos podem transmitir doenças graves, como a dengue, zika, chikungunya e até febre amarela. 😱

Existem duas espécies que devemos combater: Os pernilongos (Culex quinquefaciatus) e os mosquitos da dengue (Aedes aegypti). Por serem ambos pertencentes da família Culicidae, ambas espécies possuem hábitos bem parecidos, o que faz com que as medidas para evitá-los sejam bem semelhantes.

Fique calmo! Separamos dicas muito boas e tranquilas para você não ter que contratar uma empresa profissional ou usar remédios ou venenos contra mosquitos! 🥳

Como se prevenir contra os mosquitos?

Confira as nossas dicas para você aprender como evitar que a sua casa vire um criadouro de mosquitos da dengue e pernilongos:

MUITO CUIDADO COM A ÁGUA PARADA

Mantenha caixas d’água e cisternas bem lacradas e em bom estado. 👍

Elimine pneus, garrafas, latas ou qualquer tipo de entulho do seu quintal que possa servir como um recipiente de água da chuva. Se não tiver como jogar fora, coloque em um local protegido da chuva.

Cheque periodicamente o estado das calhas, se estão acumulando folhas e detritos. Podem acumular água parada da chuva se estiverem bloqueando a passagem.

Procure por pontos com desnível em todo o seu quintal ou locais com terra molhada no sol. Encha com areia, pó de pedra ou até concreto para que não formem poças quando chover. 😉

Coloque areia dentro de todos os vasos de plantas do seu jardim.

Tome cuidado inclusive com recipientes provisórios como folhas secas e até tampas de garrafa. Houveram diversos casos de ovos e larvas de aedes aegypti encontrados nestes locais.

CERTIFIQUE-SE DE ELIMINAR CRIADOUROS

Piscinas podem facilmente se transformar em criadouros de mosquitos. Não deixe sua piscina ficar mais do que uma semana parada. Em condições ideias mosquitos da dengue conseguem completar seu ciclo de vida em cerca de uma semana.

Se no seu condomínio existem ralos, bueiros e ralos pluviais sem utilização, peça que coloquem desinfetante periodicamente para matar possíveis ovos, larvas e pupas de mosquitos.

Inspecione terrenos vazios por pneus, garrafas, latas ou qualquer entulho que possa servir como recipiente de água, por poças formadas na área comum e também no subsolo da garagem. Uma poça deixada pela chuva por algumas semanas já pode servir como criadouro de mosquitos da dengue. ⚠️

Chafarizes, fontes e outros tipos de decorações que tenham água corrente na área comum de condomínios devem estar sempre ligadas e com água corrente.

IMPEÇA O ACESSO DOS MOSQUITOS

Mosquitos são bem pequenos, e vão entrar até pelo menor buraco disponível. Sele buracos e frestas em portas e janelas, e certifique-se de trocar janelas quebradas. 😉

Mosquitos são atraídos pela luz como diversos outros insetos. Existem luzes que não são atrativas para mosquitos. Coloque luzes amarelas ou vermelhas no quintal, os mosquitos não se sentem atraídos por esse tipo de lampada por serem confundidas com fogo.

Depois das 16h da tarde, feche todas as janelas e portas da sua casa.

Coloque um ventilador de teto nos cômodos com mais movimentação de pessoas para diminuir o ataque de mosquitos no cômodo.

Coloque uma tela móvel contra mosquitos nas portas e uma tela de mosquitos em todas as janelas.

NÃO SE ESQUEÇA DE SE PROTEGER

Evite locais com vegetações densas à noite, vão definitivamente estar cheios de mosquitos a procura de sangue.

Saia com camisas de manga longa e calças. Se o clima permitir, claro.

Passe repelente com o ingrediente ativo DEET. O DEET, ingrediente ativo é provado ser eficaz em repelir mosquitos e outros insectos que picam e vai te ajudar a se proteger contra Zika, Dengue e Chikungunya, além de te proteger contra as picadas do pernilongo. 😉

Especialmente se você for se exercitar! Mosquitos são mais atraídos por pessoas que estão suando, graças às toxinas liberadas pelo suor, que atraem mais ainda os mosquitos para a nossa pele.

Use roupas mais claras. Os mosquitos tendem a ser mais atraídos por cores mais escuras, por isso usando cores mais claras irá reduzir suas chances de um ataque.

Não beba cerveja em casa, estudos mostram que os mosquitos são os amantes de cerveja também. Embora a razão exata para a atração é desconhecida, alguns acreditam que é relacionada a uma temperatura corporal elevada, quando o consumo de álcool e a quantidade de etanol excretado quando ocorre a transpiração.

Ainda não seguiu
a gente no Instagram? 😮

Dá uma conferida, você vai adorar!

Conheça nosso Instagram

Ainda não
seguiu a gente
no Instagram? 😮

Dá uma conferida, você vai adorar!

Conheça nosso Instagram