Melhores remédios caseiros para afastar mosquitos

Melhores remédios caseiros para afastar mosquitos

Mosquitos podem ser uma dor de cabeça para a nossa família, os Pernilongos pelas suas picadas intermináveis e os mosquitos da dengue devido às doenças graves que podem trazer para a nossa família.

Mas você não precisa conviver com esses insetos em casa. Separamos os melhores métodos caseiros para eliminar mosquitos naturalmente caso você queira eliminar esses insetos da sua vida de forma natural. 😉

Quais são os principais repelentes naturais contra os mosquitos?

Confira os principais repelentes naturais contra mosquitos e acabe de uma vez com esses insetos terríveis:

ÓLEO DE EUCALIPTO-DE-LIMÃO

Um estudo feito na Austrália mostrou que óleo de eucalipto de limão da mais de 95% de proteção contra mosquitos por até 3 horas. Você pode fazer uma mistura com 1 parte de óleo de eucalipto de limão e 10 de óleo de girassol ou hamamélis. É contra indicado somente para bebês e crianças de até 3 anos.

VINAGRE DE MAÇÃ

Vinagre de maçã pode ser utilizado como repelente contra mosquito tanto para pessoas como para cães. Protege contra mosquitos, e também outras pragas como pulgas e carrapatos. Para fazer um repelente poderoso contra mosquitos com vinagre de maçã, pegue um copo, coloque 1/3 de hamamélis, 1/3 de vinagre de maçã, umas 30 gotas de óleos essenciais e encha com água. 👍

ÓLEO DE NEEM

Este óleo essencial pode ser utilizado diretamente nas plantas e no solo para afastar diversos tipos de pragas e insetos, como mosquitos, pulgas, carrapatos entre outros. Para utilizar o óleo de neem como um repelente natural contra mosquitos, dilua em água e aplique na pele. Óleo de neem aplicado diretamente na pele pode causar irritações em peles mais sensíveis.

ERVA DO GATO

Um estudo feito nos EUA comprovou que a erva do gato pode ser mais eficiente que repelentes de mosquitos em spray. Além de repelirem mosquitos, estas ervas atraem gatos, portanto tome cuidado se tiver gatos em casa, eles podem ficar um pouco agitados com a planta.

Esprema algumas folhas da erva do gato para retirar o seu óleo, ele é mais poderoso do que a folha da planta em si. 💪

ÓLEO DE SOJA

Óleo de soja pode também ser bem eficiente como um repelente de mosquitos. Misture um pouco de óleo de soja com óleo de erva cidreira para fazer um repelente eficiente contra mosquitos.

CRISÂNTEMO

É conhecido como repelente natural para diversas pragas, ele age como repelente graças à presença de piretrina na sua composição. Basta plantar alguma flores de crisântemo, próximas ao muro, para evitar que mosquitos se escondam nas suas plantas durante o dia. 👊

Cuidado, podem causar problemas respiratórios, dor de cabeça e outros problemas sérios se usados em excesso ou se forem expostos pessoas com problemas respiratórios, por isso indicamos que sejam plantadas próximas ao muro e longe da casa principal.

MANJERICÃO

O manjerição possui um cheiro que é desagradável para os mosquitos, e até moscas. Plante alguns manjericões pelo quintal e além de afastar esses insetos, e ainda tenha um ótimo vegetal para adicionar a sua comida.

CITRONELA

Citronela é um ótimo repelente de mosquitos, inclusive é utilizada na formulação de vários repelentes para o mesmo. Você pode pegar folhas de citronela, amassá-las e aplicar diretamente na pele, mas a proteção não deve passar de uma hora.

Você também pode comprar algumas velas de citronela e espalhar pelas janelas para testar o seu efeito. Para maximizar os efeitos da citronela, amasse em um pote junto com erva do gato para fazer um repelente natural mais poderoso.

Caso seja combinada com outras duas plantas repelentes naturais, a erva do gato e a cascata gerânio, o efeito se torna mais potente ainda. 💪

LAVANDA

A lavanda produz uma fragrância que repele mosquitos, e ainda deixa um cheiro muito agradável no ar, além de combater mosquitos, faz bem a pele, inclusive de animais. Você pode aplicar um pouco de óleo de lavanda na pele e testar como um repelente ou crescer uma planta de lavanda no seu quintal e em vasos pela casa.

Outra forma de utilizar a lavanda para repelir os mosquitos, é colocando óleo de lavanda diretamente em janelas e portas para os mosquitos não entrarem em casa.

ALECRIM

O alecrim repele mosquitos e também gatos. E como o manjericão, pode ser usado em diversos pratos. Para fazer um repelente de alecrim amigável para a sua pele, misture 5 gotas de óleo de alecrim e 3 colheres de azeite de oliva.

CANELA

O odor da canela, mesmo que muito agradável para aLgumas pessoas, é bem desagradável para os mosquitos. Coloque canelas frescas em pó em janelas e portas para afastar os mosquitos. Além de afastar os mosquitos, vai deixar um cheiro agradável. 👌

ALHO

Experimente plantar alho no seu jardim. O alho possui substâncias que repelem os mosquitos e ainda vão diminuir seus custos com mercado se você cultivá-los em casa! Existe muita controversa em relação ao fato de comer alho diariamente agir como um repelente de mosquitos. Alguns dizem que funciona, outros que não. Mas de qualquer forma, vale a tentativa. 👍