Sintomas, tratamento, prevenção e mais sobre chikungunya

Sintomas, tratamento, prevenção e mais sobre chikungunya

A Chikungunya é uma doença infeciosa febril, causada pelo mesmo mosquito causador da Dengue e Zika, o Aedes aegypti (mosquito da dengue) e também pelo Aedes albopictus. É causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae.

O nome Chikungunya significa “aqueles que se dobram”, como referência a aparência curvada dos pacientes da epidemia da doença documentada na história, na Tanzânia, nos anos 50. 😳

A doença pode evoluir para uma dor articular tão intensa, que pode incapacitar um homem adulto de andar e de fazer suas atividades diárias. E ainda existe a possibilidade de pacientes ficarem com sintomas por mais de um ano e meio.

Seu periodo de incubação (manifestação da doença) varia entre 2 e 12 dias. Não é possível ter Chikungunya mais de uma vez e uma pessoa pode ser infectada pela Dengue ao mesmo tempo que está infectada com Chikungunya. 😰

SINTOMAS

Seus sintomas são muito parecidos com os sintomas da dengue, e podem facilmente ser confudidos.

Seus principais sintomas incluem:

. Dor de cabeça;
. Febre alta;
. Dor de cabeça (moderada);
. Mal estar;
. Dores pelo corpo (intensas);
. Dor nas articulações dos pés, mãos, tornozelos e pulsos (moderada a intensa);
. Inchaço nas articulações (moderado a intenso);
. Manchas vermelhas;
. Conjutivite;
. Apatia;
. Cansaço.

Lembrando que muitas pessoas infectadas não apresentam sintomas da doença. Cerca de 30%.

Crianças e idosos devem tomar cuidado extra, já que os sintomas tendem a ser mais intensos para os dois. ⚠️

Idosos acima de 65 anos possuem taxa de mortalidade 50 vezes maior que adultos jovens.

TRATAMENTO

O tratamento é muito similar ao da Dengue. Deve ser feito no início da doença, através da ingestão de muita água e repouso do paciente. Remédios podem prescritos pelo médico para aliviar alguns sintomas.

Em casos mais graves e em grupos de risco, é necessária internação em hospital e até tratamento em unidade de terapia intensiva.

Se estiver suspeitando que você ou algum familiar seu está com Chikugunya, corra para o posto de saúde ou hospital mais próximo. Um médico poderá dar o diagnóstico rapidamente apenas com uma amostra de sangue. 👍

PREVENÇÃO

A prevenção contra a Chikungunya é a mesma para a Zika e a Dengue. O combate ao mosquito da dengue. Esse combate deve ser feito dentro de nossas casas e condomínios, eliminando todas as fontes de água parada disponíveis para evitar a proliferação do mosquito. 😉

Elimine todos os entulhos, lixos, garrafas, latas, pneus e outros itens que possam servir como recipientes de água parada no seu quintal.

Verifique se a sua calha está acumulando água da chuva e se suas cisternas estão em bom estado e bem fechadas.

Coloque areia na borda de todos os vasos do seu quintal e procure evitar plantas aquáticas.

Leia mais sobre prevenção contra mosquitos.

COMO DIFERENCIAR CHIKUNGUNYA DE DENGUE E ZIKA?

Você pode diferenciar a Chikungunya da Dengue pela dor nas articulações e dor de cabeça.

Um paciente com Chikungunya terá dores nas articulações mais fortes e mais frequentes do que a Dengue. Já as dores de cabeça serão mais leves do que as da Dengue, que são mais intensas. Outro fator que pode ajudar a diferenciar é o inchaço nas articulações, na Chikungunya são frequentes e vão de moderados à severos, na Dengue são bem raros.

Para diferenciar a Chikungunya da Zika, preste atenção na coceira, que é mais intensa na Zika e mais leve na Chikungunya, pelo inchaço nas articulações, que é frequente e leve na Zika e mais intenso na Chikungunya.

Outro diferenciador é a hipertrofia ganglionar. Se o paciente estiver com este sintoma, é Zika. Chikungunya e Dengue não causam este sintoma.