Tudo sobre o ciclo de vida dos mosquitos

Tudo sobre o ciclo de vida dos mosquitos

Vamos falar um pouco sobre um assunto que é de saúde pública – o ciclo de vida dos mosquitos. 😉

Por que é assunto de saúde pública? Porque entender um pouco mais sobre o ciclo de vida dos mosquitos pode te ajudar a combatê-lo melhor. Existem mais de 3.200 espécies de mosquitos no mundo todo, mas as espécies que mais devemos nos preocupar no Rio de Janeiro, são os Pernilongos (culex quinquefaciatus) e os Mosquitos da dengue (aedes aegypti).

Como funciona o ciclo de vida dos mosquitos?

O ciclo de vida desses insetos começa sempre na água, mosquitos estão sempre a procura de água parada ou com pouco movimento para pôr seus ovos. Pernilongos demonstram preferência por água suja e rica em máteria orgânica, e os Mosquitos da dengue demonstram preferência por água limpa e parada. Mas também podem fazer criadouros em águas sujas, se for necessário. 😳

O ciclo de vida dos mosquitos compreende 4 fases:

OVOS

Os ovos dos aedes aegypti são brancos, mas rapidamente ficam pretos devido ao oxigênio do ar. Medem apenas 0,4mm e é difícil de ser identificado a olho nu. São postos singularmente e ficam despersos entre eles. São extremamente resistentes, podendo resistir períodos mais de 1 ano sem água, apenas esperando as condições necessárias para se desenvolver.

Já os ovos do culex são postos juntos, formando uma “jangada” de 100 ou mais ovos. São pouco resistentes, sem contato com a água morrem. Os ovos geralmente se aderem a parte úmida da parede interna dos recipientes, ao invés de ficarem mergulhados diretamente na água, como as larvas e pupas.

Devido a alta resistência dos ovos do mosquito da dengue, caso você encontre um criadouro de mosquitos com ovos, é necessário lavar o recipiente com água e sabão, de preferência com auxílio de uma bucha para esfregar bem. Um pouco de cloro também pode ser utilizado no processo. 😉

Ovos de aedes aegypti serão mais facilmente encontrados em recipientes de água parada limpa, com pouca matéria orgânica. Ovos de culex serão mais facilmente encontrados em água suja, e até com um pouco de movimento, como em esgotos, fossos e valas.

LARVAS

As larvas se alimentam da matéria orgânica encontrada na água e ficam penduradas a superfície para que possam respirar. Em cerca de 1 semana já podem completar seu desenvolvimento se as condições de temperaturas forem as ideais (cerca de 30º C).

Elas passam por quatro estágios larvais enquanto se desenvolvem, até o final do quarto estágio, onde irão parar de se alimentar e fazer uma muda para dar origem as pupas. Larvas de culex e larvas de aedes são praticamente idênticas, porém, a larva do aedes fica geralmente nos cantos da água e em locais escuros, devido a alta sensibilidade a luz. As larvas dos culex ficam mais espalhadas pela água, e são um pouco menos sensíveis a luz.

PUPAS

Durante a fase de pupa, as pupas adotam uma forma de vírgula. Este fase do ciclo de vida dos mosquitos é a mais curta, durando cerca de 2 dias. As pupas não se alimentam, apenas respiram e se movimentam bastante.

Quando pronta, a pupa sai do seu “casulo” com asas, e se transforma em mosquito adulto. 🦟

ADULTOS

Esta é a unica fase fora d’água dos mosquitos. Machos e fêmeas vão voar em busca do néctar de flores e a seiva das plantas para se alimentar. Porém, depois de acasalar, as fêmeas vão necessitar de sangue de um mamífero ou ave (momento onde ocorre a transmissão de doenças). Em 2 à 3 dias os ovos se desenvolvem e já pode começar a postura.

A fêmea do aedes aegypti coloca geralmente entre 100 e 200 ovos por postura e até cerca de 1500 por vida. Porém, diferentemente da maioria dos insetos, seus ovos não são colocados todos de uma vez. As fêmeas fazem a postura em diversos recipientes de água parada, e esse processo pode levar horas ou até dias.

Um único terreno pode ter dezenas de criadouros diferentes. A fêmea dos pernilongos depositará pelo menos 100 ovos, todos de uma vez.

A duração do ciclo de vida vai depender das condições oferecidas ao inseto, desde a fase de ovo, porém, se o mosquito presenciar condições ambientais favoráveis desde a postura dos ovos, em cerca de 1 semana podem completar o ciclo. 😱