Como identificar uma infestação de ratos?

Como identificar uma infestação de ratos?

Uma infestação de ratos na sua casa é um problema sério.

Ratos são responsáveis pela transmissão de mais de 35 doenças, e podem ser um problemão se conseguirem estabelecer um ninho na sua casa. Portanto, vamos ensiná-lo como identificar uma infestação de ratos rápido para que possa tomar uma atitude antes que consigam fazer da sua casa a moradia para os seus novos filhotes.

Ratos ficam escondidos durante o dia, e saem para se alimentar somente a noite. Portanto, a melhor forma de identificar uma infestação de ratos, é procurando por sinais de infestação.  😉

Como identificar uma infestação de ratos na sua casa?

Conheça os principais sinais de infestação de ratos e aprenda como identificar uma infestação de ratos rápido:  💪

ROEDURAS

Ratos possuem dentes incisivos que crescem sem parar e por isso tem o hábito de roer diariamente fios, portas, canos, tapetes, móveis e outros objetos para manter seus dentes afiados e impedir que cresçam demais. São capazes de roer de madeira até concreto. Os locais onde mais são vistos mordidas e roeduras de ratos são portas, rodapés, caixas de papelão, quinas de móveis e fiações (podem levar a curtos-circuitos).

Materiais de plástico e madeira são os materiais mais roídos dentro das casas. Procure também por mordidas em frutas, caixas de cereais, grãos e outros alimentos dentro da sua cozinha.

ALIMENTOS MORDIDOS

Ratos vão subir na bancada da cozinha ou até em cima da geladeira para conseguir alimento. Se você encontrou uma mordida de rato em alguma embalagem ou alimento, jogue fora imediatamente. A saliva dos ratos podem transmitir doenças graves. Coloque todos os seus alimentos, frutas, cereais e grãos dentro da geladeira, de um armário bem lacrado ou dentro de um recipiente hermeticamente fechado.

FEZES

Em seguida, procure por suas fezes, ratos costumam defecar e urinar nos locais onde andam e perto dos seus ninhos. Fezes de camundongos são encontradas geralmente embaixo de armários, despensas e atrás de geladeiras.

Fezes de ratos de telhado são similares, mas um pouco maiores, e são encontradas geralmente em cantos de paredes, atrás de móveis e perto de entulhos do sótão e telhado.

Fezes de ratazanas são maiores e mais grossas, são encontradas geralmente no quintal, próximas a lixeiras e entulhos, ou embaixo de vegetações próximas ao muro.

Sempre com um olhar mais atento a cozinha, já que é o local onde os ratos vão para se alimentar.

BARULHOS

Fique atento ao sons. A noite é quando os ratos ficam mais ativos, procure fazer silêncio e ouvir atentamnte se consegue identificar rúidos de filhotes ou pegadas de ratos correndo pelo sótão, telhado, garagem, quintal ou perto da cozinha.

Se o seu cachorro estiver latindo mais que o normal, pode ser também um sinal de ratos invadindo seu quintal.

NINHOS

Procure por ninhos de ratos em cômodos com menos movimento, como em garagens, porões e sótãos. Ninhos de ratos são feitos geralmente com material da sua própria casa, como jornais, revistas velhas, pedaços de papelão e tecidos.

Ratos gostam de fazer seus ninhos em cômodos com pouco movimento de pessoas.

DÊ UMA OLHADA NO QUINTAL

Procure pelo quintal. Ratazanas costumam cavar buracos próximos aos muros para fazer seus ninhos. Procure por rastros, pegadas, pêlos, fezes ou buracos na terra próxima ao muro e principalmente embaixo de arbustos e vegetações densas. Olhe também embaixo do deck. 😉