Doenças transmitidas por ratos

Doenças transmitidas por ratos

Roedores se adaptaram ao modo de viver dos homens há muitos anos. Mas nós nunca conseguiremos nos adaptar a eles não é? Nossa casa possui tudo que eles precisam. Água, muito alimento disponível e muitos locais de abrigo para fazerem seus ninhos. E é aí que começa o perigo…

Roedores podem transmitir diversas doenças sérias para pessoas e também animais domésticos, graças as bactérias, vermes e protozoários que os ratos estão em contato diário no lixo e nas redes de esgoto. 🤢

Aprenda um pouco mais sobre as principais doenças transmitidas por ratos:

SALMONELOSE

A salmonelose é uma infecção causada pela bactéria salmonela. Se dá principalmente pela ingestão de alimento ou água contaminado pelas fezes de ratos contaminados. Também pode ser transmitida pelo contato com pessoas contaminadas.

Seus sintomas principais são náuseas e vômitos, diarréia intensa por dias, arrepios, fezes com sangue, dor de barriga, febre e dor de cabeça.

Sua prevenção pode ser feita através da lavagem frequente das mãos, principalmente se trabalhar com alimentos, evitando alimentos crus ou mal cozidos, principalmente ovos, frutas, peixes e carnes. Pode ser transmitida tanto por roedores como outras pragas como baratas e formigas.

Salmonelose geralmente dura cerca de 4 a 7 dias, e raramente requer tratamento. Porém em muitos casos, devido a severa diarréia que causa, se torna necessário.

LEPTOSPIROSE

A leptospirose é uma infecção causada pela bactéria Leptospira. Vive nos rins dos Ratos, e por isso é transmitida pela urina do hospedeiro. Ocorre principalmente em áreas com climas mais quentes, como áreas tropicais que fornecem as bactérias com um ambiente estável para crescer.

Pessoas que moram em áreas com saneamento precário, ou com ocorrência de enchentes são as pessoas que mais correm risco de infecção. A água da chuva e dos esgotos tem muitas chances de carregar a bactéria da urina dos ratos de terrenos baldios e redes de esgoto. 😖

Os sintomas geralmente ocorrem em torno de 7-14 dias após a infecção tenha ocorrido; Vômito, diarréia, tosse, febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, geralmente na panturrilha são alguns dos sintomas mais comuns. Pode também ocorrer em casos mais graves a formação de uma coloração amarela na pele e olhos.

10% dos casos de leptospirose evoluem para a doença de Weil. Isto pode ser bastante grave e pode resultar em falha dos órgãos e a hemorragia interna. Seu diagnóstico e tratamento deve ser feito com urgência. ⚠️

FEBRE DA MORDIDA

É uma doença séria, causada por uma bactéria que ratos pretos, ratazanas ou camundongos podem carregar. É geralmente transmitida através da urina ou pela saliva. Mas pode também ser transmitida por outras secreções da boca, nariz ou olhos do rato e através de comida ou água contaminada com fezes ou urina de ratos.

Cães e gatos podem ser portadores da doença e podem infectar humanos. Em caso de mordida, é importante que seja lavada a área com solução anti-séptica para reduzir o risco de infecção.

Seus principais sintomas incluem uma inflamação da ferida, erupções cutâneas, calafrios, febre, dor de cabeça, dores musculares e vômito. Em alguns casos dores nas costas, tumores nas articulações e manchas avermelhadas nos pés e mãos.

É muitas vezes transmitida pela mordida, mas não se deixe enganar pela ferida, ela sara rapidamente e os sintomas aparecerão em até 10 dias. Dependendo dos fios de sintomas de bactérias pode ocorrer em tempos diferentes, variando de 3 a 21 dias.

Pode ser tratada com antibióticos, porém sempre procure um médico quando suspeitar da doença. ⚠️

PESTE NEGRA

Indiscutivelmente a peste negra é uma das doenças transmitidas por ratos mais famosas e perigosas. Causaram enormes epidemias ao longo da história, acabando com grandes somas de populações.

A praga se origina da Yersinia pestis bactérias encontradas em pulgas. A praga se espalhou pelos ratos (ratos pretos para ser mais preciso), que eram apenas hospedeiros para as pulgas. Os alojamentos próximos de humanos e ratos que levaram a doença a se espalhar, com as pulgas saltando entre diferentes hospedeiros e infectando cada vez mais hospedeiros.

A doença se manifesta quando a bactéria chega aos pulmões, através do sangue. Sua transmissão ocorre de pessoa para pessoa também, através do ar ou muco.

Os sintomas se assemelham às outras doenças transmitidas por ratos, mas se diferenciam pelo calafrio, fraqueza e convulsões que causam nas pessoas. Os sintomas aparecem entre 7 e 10 dias após a infecção.

MAL DE ARMSTRONG

Também conhecido como Coriomeningite linfocitári (CML), é uma doença viral que pode ser transmitida por ratos. Pode ser transmitida pelo ar, urina, fezes, mordida ou ingestão de alimentos ou líquidos infectados. É uma doença bem perigosa e seus sintomas quase não aparecem em pessoas saudáveis, o que pode gerar uma detecção tardia da doença.

Mesmo fracos, os sintomas podem ser identificados pela sensibilidade a luz, uma rigidez na nuca, náusea, dores musculares, dor de cabeça e sonolência.

Sua transmissão ocorre geralmente em locais com armazenamento de comida ou com animais. Sua prevenção se dá pelo uso de máscaras e limpeza correta de materiais que podem ser infectados.

Como posso contrair uma doenças de um rato?

Ratos podem transmitir doenças de diversas maneiras. E algumas delas, poucas pessoas sabem. Vamos falar um pouco sobre as formas que você pode pegar uma doença transmitida por ratos e o que você pode fazer para evitar isso. 😄

RATOS MORTOS

Um rato morto é literalmente cheio de bacterias e vírus, que tem o potencial de transmitir doenças para você. Portanto nunca, mas nunca mesmo, toque um rato morto!

MORDIDAS

Essa todo mundo sabe. Nunca encurrale ou tente matar sozinho um rato, principalmente uma ratazana, porque ele pode te morder e com a mordida, te deixar bem doente. A maioria das doenças transmitidas por ratos são transmitidas pela saliva.

ARRANHÕES

Um arranhão de um rato torna mais fácil para as doenças transmitidas por roedores se manifestar. Como mordidas de roedores, criam uma ferida aberta, permitindo fácil acesso para qualquer uma das bactérias ou vírus patogênicos fazer o seu caminho pela sua corrente sanguínea.

CONSUMO DE ALIMENTOS INFECTADOS

Ao contrário de nós, ratos não tem uma área designada especialmente para fazerem suas necessidades. Eles liberam seus excrementos aonde bem entendem. E muitas vezes, esse lugar é na nossa água e nossos alimentos. Portanto, tome muito cuidado para não ingerir um alimento infectado.

PELO AR

Um sinal chave de uma infestação de roedores é vestígios de urina e fezes. Poucas pessoas sabem, mas quando esses excrementos secam e se misturam com a poeira no ar, passam a ser transmitíveis também pelo ar.

Portanto, limpe rapidamente qualquer urina ou fezes de ratos identificada na sua casa.

CONTATO

Assim como com a inalação, você pode ser infectado com uma doença transmitida por roedores pelas fezes e urina, só que através do contato. Tanto pelo contato direto com as fezes ou urina, o que ocorre sem querer, por achar que as fezes são apenas um grão ou sujeira. Pode ocorrer também pelo contato com itens contaminados com excrementos de roedores.