Estou com ratos em casa! O que fazer?

Estou com ratos em casa! O que fazer?

Descobrir que tem ratos em casa é uma surpresa muito desagradável, né? 😫

De onde ele saiu? Onde se escondeu? Ele está acompanhado de outros? Como acabar com essa praga?

Se esse é o seu problema (ou de alguém que você conhece), nós vamos te ajudar. No post de hoje vamos te mostrar o que fazer se encontrar um rato dentro de casa. Confira:

Como eu descubro se tenho ratos dentro de casa? 😐

Os ratos possuem dentes afiados que não param de crescer. Então, o ato de roer permite que os dentes permaneçam sempre afiados e não cresçam em excesso. Ou seja, eles não podem deixar de usá-los, por isso estão sempre roendo, sejam objetos ou alimentos. 😨

Graças a essa dentição é possível perceber se há ratos em sua residência. Fique atento(a) a móveis com mordidinhas.

Pelas fezes do rato (é só clicar no link e você verá como são as fezes dos ratos 😥) também é possível identificar a presença do animal. Os dejetos são pequenos e escuros.

Até mesmo seus bichinhos de estimação podem te ajudar a confirmar a existência de ratos. Geralmente, gatos e cachorros podem ficar agitados durante a noite se notarem a presença dos roedores. Fique de olho no comportamento dos seus pets à noite. Eles podem te ajudar nessa!

O que atraiu os ratos para a minha casa?

Agora que você já identificou que está lidando com uma invasão de ratos, você precisa entender o que atraiu os ratos para a sua casa. Existem 3 fatores que atraem os ratos para sua casa:

Abrigo: Como qualquer outro animal não domesticado, ratos seguem unicamente seus instintos e a única coisa que precisam, além de comida e água, é segurança e abrigo para suas ninhadas.

Dê uma atenção especial para o seu telhado, sótão, porão, cozinha/área de serviço, garagem, quarto de empregada e quintal. Em 90% dos cassos é nesses cômodos onde os ratos fazem seus ninhos. Fique atento a urina, pêlos e mordidas nos móveis (sempre de olho nos cantos e locais escondidos).

Água: Ratos são animais que evitam o contato com humanos. Eles não procuram fontes de água no meio da sua casa, mas, em locais um tanto quanto seguros. 💦

Fique de olho em vazamentos, infiltrações, poças formadas no quintal, pias pingando durante a madrugada e até no potinho de água do seu pet! (uma dica é deixar dentro de casa à noite para não atrair ratos).

Alimento: Ratos vivem de migalhas e comem quase de tudo. Quando se está lidando com ratos, é importante manter a sua residência o mais limpa possível. Atente-se aos restos de comida na pia ou perto do fogão, ou até mesmo, embalagens mal fechadas dentro do armário. 🤨

E é muito importante também deixar as lixeiras bem tampadas, guardar a ração do seu pet à noite e não deixar louça para o dia seguinte, ok?

Agora, para mandar os ratos para bem longe! 💪

A hortelã-pimenta se encontra entre os venenos caseiros para espantar ratos mais efetivos que existem, pois seu cheiro forte os afasta. Você pode usar o óleo de hortelã-pimenta ou hortelã-pimenta fresca da seguinte forma:

– Mergulhe pedacinhos de algodão no óleo de hortelã-pimenta, coloque-os em recipientes de vidro sem fechar a tampa, nas entradas da casa, janelas e lugares por onde você percebeu que os ratos entram na casa.

– Você pode colocar folhas de hortelã-pimenta fresca em sacos de musselina e deixá-los nos mesmos espaços estratégicos.

– As mesmas folhas de hortelã-pimenta podem ser usadas para preparar um limpador. Você só precisa ferver um chá de hortelã, ou seja, emulsionar várias folhas em água quente por uma hora. Em seguida, adicione a água decorrente em um borrifador e utilize para limpar as diferentes áreas da sua casa.

Espantar ratos domésticos com hortelã-pimenta é muito simples, basta lembrar de trocar as folhas ou bolas de algodão a cada 3 ou 4 dias, pois com o tempo elas perderão o cheiro. 😉

Se a sua infestação estiver mais avançada procure uma empresa especializada no controle de pragas, combinado? Ratos são pragas bem perigosas, e transmitem muitas doenças. Se for bem no começo, nossas dicas podem ajudar, mas se for uma infestação ativa, chame uma empresa, ok?

Obrigado e até a próxima! 😀👋

Ainda não seguiu
a gente no Instagram? 😮

Dá uma conferida, você vai adorar!

Conheça nosso Instagram

Ainda não
seguiu a gente
no Instagram? 😮

Dá uma conferida, você vai adorar!

Conheça nosso Instagram