Tudo sobre o ciclo de vida das traças

Tudo sobre o ciclo de vida das traças

Diferente da grande maioria das outras pragas, cada espécie de traças tem um ciclo de vida particular.
Entenda um pouco mais sobre como funciona o ciclo de vida das traças das roupas, das traças dos livros e também das traças dos cereais. 😉

TRAÇA DOS LIVROS

Antes de reproduzir, as traças dos livros fazem um ritual de 3 fases, que dura cerca de 45 minutos. Na primeira fase, o macho e fêmea tocam seus rostos e antenas. Na segunda fase do ritual, o macho foge da fêmea, que corre atrás dele. Na terceira fase ficam lado a lado e depois de frente e costas, com o macho vibrando seu rabo contra a fêmea.

Na quarta fase, a fêmea fertiliza os ovos e coloca cerca de 60 ovos por vez, sempre depositados em pequenas frestas e rachaduras. Os ovos demoram entre 14 e 60 dias para eclodir. Uma única fêmea da traça dos livros é capaz de pôr cerca de 100 ovos. 😳

Quando a ninfa sai do ovo, são esbranquiçados e já se assemelham com os adultos. Depois de fazerem sua muda, desenvolvem uma cor acinzentada, quase que prateada, e se transformam em adultos entre 3 meses e 3 anos, dependendo das condições do ambiente.

Podem chegar a ter dezenas de mudas por vida, são um dos poucos animais que fazem mudas depois da fase adulta.

TRAÇA DAS ROUPAS

As traças das roupas, fazem 4 estágios distintos durante o seu ciclo de vida. Os ovos das traças das roupas são pequenos, medindo cerca de 0,5mm. Eles eclodem em larvas entre 4 e 10 dias, dependendo das condições de temperatura e umidade.

As larvas possuem somente alguns milímetros enquanto e crescem até cerca de 1,5 cm, dependendo da quantidade de alimento disponível e umidade. A fase de larva pode durar até quase 3 anos. E é nesta fase que ocorre a destruição das roupas. Quando as temperaturas estão altas e as larvas se alimentaram bem, começa a fase de pupa, onde ela vai entrar em um casulo onde fará sua metamorfose e se transformará em uma traça adulta, com asas.

Na fase de adulta, a traça das roupas não se alimenta mais de roupas e tecidos. Toda a nutrição que necessitam vêm da sua fase larval, e o seu único objetivo nesta fase é a reprodução. 😉

As fêmeas adultas podem colocar até 400 ovos durante a sua vida.

TRAÇA DOS CEREAIS

As fêmeas começam a se reproduzir assim que emergem dos casulos. A fêmea é capaz de colocar até 400 ovos. Seus ovos são depositados geralmente dentro de buracos em grãos ou em frestas e rachaduras.

Seus ovos medem cerca de 0,5mm, são esbranquiçados e com o tempo ficam com uma cor avermelhada. Os ovos eclodem em cerca de uma semana. A lagarta sairá de dentro do grão e voltará novamente para dentro do grão, do qual irá se alimentar. A larva chegará até cerca de 5mm, e chega a fase de pupa.

A fase de pupa dura cerca de uma semana, a mariposa emerge do “casulo” e começa a fase adulta. A fase de larva e pupa são encontradas inteiramente dentro dos grãos.

Ainda não seguiu
a gente no Instagram? 😮

Dá uma conferida, você vai adorar!

Conheça nosso Instagram

Ainda não
seguiu a gente
no Instagram? 😮

Dá uma conferida, você vai adorar!

Conheça nosso Instagram