fbpx

Doenças transmitidas por pulgas

Sintomas, prevenção e características das principais doenças transmitidas por pulgas

Pulgas conseguem consumir 15 vezes o seu peso em sangue. Podem até causar anemia em animais em grandes infestações, além de serem transmissores em potencial de doenças muito graves e de reações alérgicas. 😳

Conheça um pouco mais sobre as principais doenças transmitidas por pulgas:

PESTE NEGRA

Causada pela bactéria yersinia pestis, é uma doença grave e que pode levar o animal ao óbito. A infecção do animal ocorre geralmente pela picada da pulga infectada. A infecção da pulgas se dá muitas vezes por ratos, o que torna essencial que evitemos uma infestação de ratos dentro da nossa casa.

Na grande maioria dos casos, em até 7 dias, o paciente sofre de febre alta, bubos (protuberâncias azuis-esverdiadas na pele) e mal estar. Essas protuberâncias na pele são um resultado da doença chegando aos gânglios linfáticos, que deixa esse azul-esverdeado característico na pele.

A peste pode ser septicémica, onde ocorre a hemorragia de diversos órgãos, principalmente pulmão. Ou pneumónica, com tosse com sangue, altamente infecciosa para outras pessoas. ⚠️

Deve ser identificada e tratada com extrema urgência, tanto em pessoas como cães. Existe tratamento para a doença.

TIFO MURINO

Tifo murino ou tifo endêmico pode ser transmitida pela pulga da espécie Xenopsylla cheopis. Mas conhecida como a pulga do rato. Mesmo com taxa baixa de mortalidade, o risco de óbito existe, portanto deve ser levada a sério. 👊

Seus sintomas incluem febre alta, manchas vermelhadas no corpo, náusea, vômito, dores de cabeça e dores no corpo. Pode levar também a confusão mental em alguns casos.

Procure evitar infestações de pulgas e ratos dentro da sua casa como prevenção da doença.

TÊNIA CANINA

É transmitida pela pulga infectada por parasita de Cestoda ou Cestoidea. Que é conhecida como a tênia canina. Estes parasitas atacam os intestinos do animal, podendo levar a perda de peso e irritação em volta do ânus do animal. São visualmente como uma fita fina e branca, e podem chegar até 10 metros de comprimento. Isso mesmo, 10 metros de comprimento. 😱

É dividida por segmentos chamados proglótide que podem viver sozinhos em caso de separação do corpo. Você pode facilmente identificar as tênias nas fezes do seu animal ou gato e o seu veterinário pode prescrever antiparasitários para combatê-la.

HEMOBARTONELOSE

É uma doença infecciosa causada pelas bactéria Haemobartonella felis, do gênero Rickettsia. Pode ser carregada tanto por pulgas como carrapatos.

Essa doença ataca as células do sangue e pode ter sintomas mínimos ou severos. Se severos, podem causar anemias que geram perda de peso e batidas cardíacas aceleradas, causando até a morte do animal.

Seus principais sintomas são febre, perda de peso, falta de apetite, apatia, mucosas amareladas e aumento do baço do animal.

Sua transmissão se dá geralmente pela picada da pulga ou carrapato infectado. Mas pode também ser transmitida de outras formas, como a transfusão de sangue. A doença pode ser identificada através de um exame de sangue. 😉

DOENÇA DA ARRANHADURA DO GATO

O problema maior dessa doença não é o risco aos gatos mas o risco que pode causar aos seus donos. Essa doença ataca o sistema imunológico e pode levar pessoas com sistema imunológico mais enfraquecido, como pessoas idosas, ao óbito.

É uma doença infecciosa e benigna que se transmite através de uma pulga infectada para o gato que serve como seu hospedeiro. Seus principais sintomas são febre, dor de cabeça, fadiga, perda de peso, perda de apetite, dor de garganta, mal estar e seus sintomas mais característicos sao as pápulas vermelhas no local da lesão e inchação dos nódulos do pescoço (linfadenopatia). É transmitida pela bactéria Bartonella henselae.

DERMATITE ALÉRGICA

É uma reação alérgica da pele causada pela coceira intensa ocasianada pela saliva da pulga.

Seus principais sintomas são coceiras severas ao animal, queda de pêlo, crostas e inflamações na pele. A dermatite alérgica não apresenta um risco muito grande a saúde do pet como as doenças citadas acima, mas pode ser bem desagradável para o bichinho. Podendo levar a infecções graves se não for tratada corretamente.

Pulgas são pragas muito perigosas, e apresentam um grande risco a saúde dos seus animais domésticos e também da sua família. Se estiver com sinais de infestação de pulgas na sua casa, entre em contato conosco rapidamente. 👊 😄

Problemas com pulgas?

Uma infestação de pulgas pode virar um problema sério se não for combatida a tempo.
Nós podemos resolver seu problema rápido, e com toda segurança. 🤝

Problemas com pulgas?

Uma infestação de pulgas pode virar um problema sério se não for combatida a tempo.

Nós podemos resolver seu problema rápido, e com toda segurança. 🤝

POSTAGENS RELACIONADAS

Conheça tudo sobre as principais doenças transmitidas por baratas para pessoas

Baratas carregam milhares de microorganismos patogênicos em suas patas do esgoto e lixo, que podem transmitir doenças graves através do contato com a sua comida, bebida ou até pelo ar….

Leia mais

Sintomas, tratamento e prevenão contra dengue. Tudo que você precisa saber sobre a doença.

A dengue é uma doença proveniente da África, que veio junto aos escravos trazidos nos navios negreiros centenas de anos atrás. É causada por um arbovírus e no Brasil é transmitida….

Leia mais

Aprenda como agir com segurança se o seu cão ou gato ingeriu chumbinho

Não vou conseguir chegar rápido ao veterinário e preciso retardar os efeitos do veneno, o que eu faço? Se o animal estiver consciente você pode usar sim alguns métodos para retardar os efeitos….

Leia mais

MANDE AS PRAGAS
PARA BEM LONGE

Fale agora mesmo com nossa equipe
e resolva o problema.

Atendimento de seg à sex, das 8h às 17h.

MANDE AS PRAGAS PARA BEM LONGE

Fale agora mesmo com nossa equipe e resolva o problema.

Atendimento de seg à sex, das 8h às 17h.