fbpx

Tudo sobre zika

Sintomas, tratamento e prevenão contra zika. Tudo que você precisa saber sobre a zika.

O vírus é um flavivírus transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti ou pelo Aedes Albopictus, responsável pela transmissão da microcefalia e outras deficiências sérias ao sistema nervoso central. Muito relacionado com a dengue e a chikungunya, se originou na floresta Zika de Uganda, daí o nome Zika vírus.

Entrou no Brasil em 2015 e foi declarado como uma emergência em saúde pública mundial, pela Organização Mundial da Saúde em Fevereiro de 2016.

O Ministério da Saúde divulgou, que até o dia 02 de Janeiro de 2016 foram identificados 3.174 casos suspeitos de microcefalia no Brasil. Sendo Pernambuco o local mais afetado, com mais de um terço dos casos identificados. 😱

No estado do Rio de Janeiro foram identificados 118 casos de suspeita de microcefalia até o começo de 2016. Até junho de 2016, o vírus foi identificado em 63 países. 😰

OS TRANSMISSORES

Vamos falar um pouco sobre os transmissores da zika no Brasil:

AEDES AEGYPTI

O risco mora no fato do mosquito fazer seus criadouros muitas vezes em pequenos recipientes de água e água parada dentro das nossas casas. 😳

Ele não pode voar longe para obter uma refeição de sangue e se alimenta quase exclusivamente em seres humanos, por isso fica tão perto de habitações humanas. Ao contrário do Culex (Pernilongo) que se alimenta à noite e madrugada, o aedes aegypti alimenta-se principalmente durante o dia, porém também pode atacar ao entardecer.

Pode transmitir diversos arbovírus, principalmente a dengue, chikungunya, Zika e febre amarela. ⚠️

AEDES ALBOPICTUS

O Aedes albopictus originou na Ásia e também foi transportado ao redor do mundo em áreas tropicais, subtropicais e temperadas alguns através do comércio internacional.

Ele possui capacidade de sobrevivência em climas mais frios maior que o Aedes aegypti, o que lhe dá uma maior capacidade de se espalhar em áreas com climas temperados, como a Europa e alguns estados dos EUA. Diferente do Aedes aegypti, o albopictus prefere áreas mais verdes, como zonas rurais e florestas, e demonstra preferência por sangue de animais. 😉

Foi registrada a presença do mosquito no Rio de Janeiro e São Paulo, porém, não foi encontrado nenhum infectado com o vírus.

SINTOMAS

Uma grande proporção de pessoas infectadas não têm ou têm sintomas leves. Apenas uma em cada cinco pessoas infectadas desenvolvem sintomas aparentes e raramente morrem da doença. O risco maior é para grávidas, que podem tem seus filhos com Microcefalia e também pela chance da vitima contrair a síndrome de Guillain-Barré (SGB), que pode levar a morte.

A doença dura por 2-7 dias e os sintomas mais comuns da zika são:

. Febre baixa;
. Erupção cutânea;
. Dores nas articulações (moderada);
. Inchaço nas articulações;
. Conjuntivite (olhos vermelhos);
. Dor muscular (moderada);
. Dor de cabeça (moderada);
. Hipertrofia ganglionar (intensa).

COMO DIFERENCIAR ZIKA DE CHIKUNGUNYA E DENGUE?

Os sintomas são semelhantes aos da Dengue e Chikungunya, que também são transmitidos por mosquitos Aedes, o que causa muita confusão nas vítimas.

Você pode diferenciar a Zika da Dengue e da Chikungunya pela hipertrofia ganglionar, que aparece somente na Zika pela coceira que é mais forte que a Chikungunya e Dengue, pelo inchaço nas articulações, que na Zika é frequente e leve, na Chikungunya é mais intenso e na Dengue raramente aparece.

TRANSMISSÃO DA ZIKA ENTRE PESSOAS

Existem diversas formas de se transmitir a Zika de uma pessoa para outra:

CONTATO SEXUAL
O vírus Zika pode ser transmitida de um homem infectado ao seu parceiro sexual antes dos sintomas aparecem, durante e depois de os sintomas terem desaparecido.

MÃE PARA FILHO
Uma mulher grávida que está infectado com o vírus Zika pode passá-lo para o feto durante a gravidez. O vírus Zika pode causar microcefalia e outros defeitos cerebrais graves no feto.

TRANSFUSÃO DE SANGUE
Já foram relatados inúmeros casos de transmissão do vírus da zika pela transfusão de sangue no Brasil. O vírus também foi encontrado em uma pequena proporção de doadores de sangue na Polinésia Francesa durante um surto.

TRATAMENTO

Ainda não existe vacina e nem tratamento específico para a doença. A doença é geralmente leve e não requer qualquer tipo de tratamento. Porém existem alguma medidas que devemos tomar em caso de infecção:

. Descansar bastante
. Beber muita água
. Utilizar analgésicos e anitérmico para dor e febre
. Ingerir alimentos leves para não sobre

Duram cerca de 3 a 5 dias, se durarem mais que isso, procure um médico. Pode se tornar uma pneumonia em casos mais graves. ⚠️

PREVENÇÃO

Procure evitar lugares de alto risco e tome medidas de prevenção contra picadas de mosquito.

Repelentes de insetos, camisas de manga longa, calças, telas nas janelas, portas e janelas fechadas, ventiladores de teto principalmente na sala e quartos são algumas medidas de prevenção que podem ajudar. 👍

Procure por possíveis criadouros, tanto provisórios como permanentes em toda a sua casa, e também no condomínio.

Peça que o seu síndico analise a possibilidade de uma empresa realizar o controle de mosquitos, caso os agentes de saúde não vão até a sua casa.

Elimine todos os entulhos, lixos, garrafas, latas, pneus e outros itens que possam servir como recipientes de água parada no seu quintal. ⚠️

Verifique se a sua calha está acumulando água da chuva e se suas cisternas estão em bom estado e bem fechadas.

Coloque areia na borda de todos os vasos do seu quintal e procure evitar plantas aquáticas.

Não se esqueça de alertar seus vizinhos, amigos e familiares. Se cada um fizer a sua parte, já ajuda e muito. 👊 😄

Leia mais sobre prevenção contra mosquitos.

PRÓXIMA POSTAGEM: Ciclo de vida das baratas

Problemas com mosquitos?

Uma infestação de mosquitos pode virar um problema sério se não for combatida a tempo.
Nós podemos resolver seu problema rápido, e com toda segurança. 🤝

Problemas com mosquitos?

Uma infestação de mosquitos pode virar um problema sério se não for combatida a tempo.

Nós podemos resolver seu problema rápido, e com toda segurança. 🤝

POSTAGENS RELACIONADAS

Como se prevenir contra mosquitos

Além de serem um grande incomodo,  mosquitos podem transmitir doenças graves, como a dengue, zika, chikungunya e até febre amarela. Existem duas espécies que devemos combater….

Leia mais

Aprenda como agir com segurança se o seu cão ou gato ingeriu chumbinho

Não vou conseguir chegar rápido ao veterinário e preciso retardar os efeitos do veneno, o que eu faço? Se o animal estiver consciente você pode usar sim alguns métodos para retardar os efeitos….

Leia mais

Dicas de como eliminar pulgas do seu cachorro

Se você encontrou uma pulga no seu cão, é hora de agir. Você deve agir rapidamente para impedir que as pulgas coloquem ovos e comecem uma infestação, o que pode ser um grande risco a….

Leia mais

MANDE AS PRAGAS
PARA BEM LONGE

Fale agora mesmo com nossa equipe
e resolva o problema.

Atendimento de seg à sex, das 8h às 17h.

MANDE AS PRAGAS PARA BEM LONGE

Fale agora mesmo com nossa equipe e resolva o problema.

Atendimento de seg à sex, das 8h às 17h.