DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE CUPINS

DÚVIDAS GERAIS:

. Os cupins dos vizinhos podem vir para a minha casa?
. Cupins mordem pessoas?
. Do que os cupins se alimentam?
. Os cupins são cegos?
. Como os cupins alimentam a colônia?
. Os cupins vivem por quantos anos?
. Cupins voam?
. Cupins são atraídos pela luz?
. O que é revoada dos cupins?
. Quando começa e quando termina a revoada dos cupins?
. Encontrei algumas asas mas nenhum inseto! Essas asas são de cupins?
. O pózinho continua aparecendo depois do tratamento, o que eu faço?
. Como os cupins entraram na minha casa?
. Qual a diferença entre cupins vodores e formigas voadoras?
. Remédios caseiros são eficazes para eliminar os cupins?
. Cupins atacam árvores?
. Quais são os predadores naturais dos cupins?
. Quais são os tipos de madeira mais resistentes ao ataque de cupins?

  • Os cupins dos vizinhos podem vir para a minha casa?
  • Cupins mordem pessoas?
  • Do que os cupins se alimentam?
  • Os cupins são cegos?
  • Como os cupins alimentam a colônia?
  • Os cupins vivem por quantos anos?
  • Cupins voam?
  • Cupins são atraídos pela luz?
  • O que é revoada dos cupins?
  • Quando começa e quando termina a revoada dos cupins?
  • Encontrei algumas asas mas nenhum inseto! Essas asas são de cupins?
  • O pózinho continua aparecendo depois do tratamento, o que eu faço?
  • Como os cupins entraram na minha casa?
  • Qual a diferença entre cupins vodores e formigas voadoras?
  • Remédios caseiros são eficazes para eliminar os cupins?
  • Cupins atacam árvores?
  • Quais são os predadores naturais dos cupins?
  • Quais são os tipos de madeira mais resistentes ao ataque de cupins?
DÚVIDAS SOBRE O SERVIÇO:

. Como me preparar para o tratamento contra cupins?
. O tratamento tem cheiro?
. Minha parede vai ficar cheia de buracos depois da descupinização?
. Minha casa vai ficar suja depois da descupinização?
. E se os cupins voltarem?
. Tenho animais domésticos em casa, posso fazer a descupinização?

  • Como me preparar para o tratamento contra cupins?
  • O tratamento tem cheiro?
  • Minha parede vai ficar cheia de buracos depois da descupinização?
  • Minha casa vai ficar suja depois da descupinização?
  • E se os cupins voltarem?
  • Tenho animais domésticos em casa, posso fazer a descupinização?

OS CUPINS DOS VIZINHOS PODEM VIR PARA A MINHA CASA?

Sim. Mesmo se você nunca teve cupins em casa ou se sua casa é de concreto, os cupins dos vizinhos vão tentar fazer um ninho na sua casa.

Todo o ano, durante a revoada (primavera e começo do verão), os cupins subterrâneos e cupins de madeira seca entram na revoada, nesta época as rainhas das colônias começam a produzir cupins reprodutores alados (siriris ou aleluias), esses cupins tem a função de encontrar uma fêmea e começar uma nova colônia, e a sua casa pode ser o local para a sua nova colônia.

Se for uma casa a alguns metros de distância, cupins subterrâneos podem chegar a sua casa através de túneis de dissecação pelo solo do vizinho.

CUPINS MORDEM PESSOAS?

Não. Cupins não mordem humanos. Cupins soldados possuem a capacidade de morder humanos, mas não costumam morder. Porém se forem incomodados por insetos, vão ataca-los para proteger a colônia.

DO QUE OS CUPINS SE ALIMENTAM?

Cupins se alimentam de materiais com celulose. Tendo como alimento preferido a madeira. Papel, algodão, plantas e produtos feitos com esses materiais também podem servir de alimento para cupins.

OS CUPINS SÃO CEGOS?

Todas as castas de cupins são cegas, exceto uma. Os cupins reprodutores adultos (futuros reis e rainhas). O resto da colônia dos cupins se movimenta e comunica através de feromonios e órgãos sensoriais.

COMO OS CUPINS ALIMENTAM A COLÔNIA?

Os cupins operários adultos alimentam toda a colônia, regurgitando alimentos com material celulósico ou madeira decomposta em seu intestino.

Os operários alimentam soldados, larvas, ninfas, reis e rainhas. A madeira é decomposta em seu intestino por protozoários flagelados dentro do seu intestino que digerem a madeira para uma fonte de alimento compartilhável.

OS CUPINS VIVEM POR QUANTOS ANOS?

Os cupins operários e soldados, que formam grande parte da colônia, vivem geralmente cerca de 1 ano. As rainhas podem viver décadas, com relatos de rainhas que viveram até perto de 30 anos.

CUPINS VOAM?

Sim. Mas não todos. Os cupins operários e os soldados não podem voar, mas os cupins reprodutores sim. Esse cupins aparecem na temporada de revoada dos cupins com a função de reproduzir e formas novas colônias.

Isso vale tanto para os cupins subterrâneos como os cupins de madeira seca.

CUPINS SÃO ATRAÍDOS PELA LUZ?

Cupins reprodutores (siriris ou aleluias) são altamente atraídos por fontes de luz como postes e lâmpadas, podendo ser facilmente encontrados ao redor dessas fontes de luz durante a temporada de revoada dos cupins.

O QUE É REVOADA DE CUPINS?

É o processo onde uma colônia de cupins começa a produzir cupins reprodutores (cupins alados) com a função de encontrar novas rainhas e formar novas colônias.

QUANDO COMEÇA E QUANDO TERMINA A REVOADA DOS CUPINS?

A revoada dos cupins começa assim que se da ínicio a primavera, quando a temperatura está quente e úmida, geralmente logo após as primeiras chuvas da primavera. A revoada pode se estender até o fim do verão, se as condições continuarem ideais.

E também pode ocorrer mais cedo, em Agosto, principalmente em cidades como o Rio de Janeiro, graças às altas temperaturas e chuvas em todas estações.

Portanto, é difícil dar uma data exata para o começo e o final da revoada dos cupins, mas do começo da primavera ao final do verão pode-se esperar cupins reprodutores voando pelos postes do condomínio a noite.

ENCONTREI ALGUMAS ASAS MAS NENHUM INSETO! ESSAS ASAS SÃO DE CUPINS?

Sim. Isso ocorre por causa de alguns fatores. Primeiro porque essas asas são muito frágeis e os cupins reprodutores não são bons voadores, e muitas caem por “acidentes”. Mas a principal razão é porque depois de acasalarem os cupins se livram das suas asas pois já não lhe servem mais.

Você pode encontrar asas caídas próximas aos rodapés, em janelas e dentro de lâmpadas.

O PÓZINHO CONTINUA APARECENDO DEPOIS DO TRATAMENTO, O QUE EU FAÇO?

Alguns dias após o tratamento, os produtos que aplicamos na madeira secam, e isso faz com que o pó que estava molhado caia. Isso é normal, não quer dizer que ainda tenham cupins. Basta dar uns soquinhos na madeira que o pó todo irá cair.

COMO OS CUPINS ENTRARAM NA MINHA CASA?

Cupins subterrâneos geralmente invadem casas através do solo e fazem caminho pela fundação até encontrar os locais onde a madeira tem contato com o solo, paredes ou teto. A menor rachadura já é suficiente para os cupins entrarem na sua casa.

Locais preferidos dos cupins subterrâneos para entrar nas casas:

Rachaduras e frestas nas paredes exteriores.
Falhas na estrutura da casa.
Tubulações e canos.
Juntas de dilatação.
Portas e janelas (voando durante a revoada).

Estruturas de madeira com contato direto com o solo como decks e varandas também podem servir como ponto de entrada de cupins subterrâneos.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE CUPINS VOADORES E FORMIGAS VOADORAS?

Muitas pessoas confundem os cupins voadores com as formigas voadoras. Para identificar corretamente qual dos dois está invadindo a sua casa, vamos te dar algumas dicas.

Cupins voadores sao pretos ou marrom escuro e possuem as duas asas dianteiras com o mesmo comprimento das duas asas frontais. Têm o abdômen estreito e as antenas retas.

Formigas voadoras possuem antenas com formato de um cotovelo, cinturas bem finas e as suas asas frontais e dianteiras não possuem o mesmo comprimento. Variam da cor preta, marrom a mais avermelhada.

Esses dois insetos se diferenciam também na alimentação, enquanto formigas são onívoras, e se alimentam basicamente de néctar, sementes, migalhas e outros insetos, os cupins se alimentam somente de material celulósico.

E também pelo fato das formigas reprodutoras macho morrerem após acasalarem com a fêmea e os cupins reprodutores não, tanto machos como fêmeas continuam a viver e expandir suas colônias.

REMÉDIOS CASEIROS SÃO EFICAZES PARA ELIMINAR OS CUPINS?

Na grande maioria dos casos, as infestações de cupins são identificadas somente quando já estão em estado mais avançado.

Mesmo que você veja somente alguns sinais de infestação, boa parte do estrago está escondido: dentro da alvenaria, do solo, do teto ou até da fundação da sua casa. O que torna quase que impossível que uma colônia de cupins seja controlada através de remédios caseiros.

Cupins são os maiores destruidores do mundo das pragas e isso ocorre porque o crescimento das suas colônias é silencioso, e muitas vezes, imperceptível.

Se suspeitar que sua casa está sofrendo um ataque de cupins ou quiser se prevenir contra o ataque dos cupins, marque uma vistoria gratuita com um dos nossos técnicos.

CUPINS ATACAM ÁRVORES?

A maioria dos cupins ataca madeira morta, mas também podem infestar árvores. Os cupins se alimentam da madeira de dentro da árvore e podem facilmente levar a árvore a cair, e até causar um acidente. Pode também resultar nos cupins utilizando sua casa como próximo alvo.

Para identificar se sua árvore está com cupins, siga essas dica:

Pegue uma pázinha de jardim ou até uma colher de pau. Cave próximo as raízes da árvore, os cupins vão estar perto das raízes, bem abaixo da linha do solo.

Se você não encontrou cupins próximos as raízes, procure por galerias (como uma linha de terra marrom) nas rachaduras da árvore e pelo tronco.

Procure também por pequenos buracos na árvore. São feitos pelos cupins para que os cupins reprodutores alados (conhecidos como siriris ou aleluias) possam sair durante a revoada.

Se você não encontrou nenhum desses sinais, provavelmente sua árvore não está com cupins.

Se estiver tendo problemas em identificar qualquer tipo de praga, entre em contato conosco. Nós podemos te ajudar.

QUAIS SAO OS PREDADORES NATURAIS DOS CUPINS?

Formigas são os maiores competidores dos cupins nas cidades. Existem cerca de seis espécies de formigas que vão atacar cupins e se alimentar deles se necessário. Uma delas, é a formiga carpinteira (camponotus spp).

Isso ocorre porque os dois insetos competem pelo mesmo recurso, a madeira. Formigas carpinteiras não se alimentam de madeira, elas apenas danificam levemente a madeira durante o processo de nidificação.

É capaz que a sua casa tenha infestações dos dois insetos simultaneamente, mas se esses dois insetos estiverem competindo pela mesma peça de madeira, vão entrar em conflito.

Aranhas também são predatores naturais de cupins, mas principalmente de cupins reprodutores alados. Muitos cupins reprodutores ficam presos em teias de aranhas durante seus vôos e acabam sendo comidos pelas aranhas.

Nemátodos são outro exemplo de predadores naturais de cupins. Para quem não sabe, nemátodos são vermes microscópicos que infectam cupins e matam-nos de dentro para fora. Algumas pessoas até usam nemátodos para controlar infestações de cupins subterrâneos em jardins, mas precisam outras medidas conjuntas para terem sucesso.

Não recomendamos o uso de insetos e pragas para o controle biológico de cupins, resultados são extremamente demorados e dificilmente funcionam.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE MADEIRA MAIS RESISTENTES AO ATAQUE DE CUPINS?

Cupins subterrâneos preferem madeira macia, com alto teor de umidade ou podre. Os cupins de madeira seca, assim como o seu nome diz, preferem madeira seca ou com baixo teor de umidade.

A peroba do campo, jacarandá, pau ferro, imbuíba, copaíba, braúna, peroba rosa, ipê e copaíba são tipos de madeira popularmente conhecidas como serem mais resistentes ao ataque de cupins. Mas isso vai depender da qualidade da madeira que chega a sua casa, se a madeira foi retirada do centro da tora da árvore e das condições ambientais.

Existem poucos estudos que comprovem a resistência dessas madeiras contra cupins, mas vale a tentativa.

O pesquisador Tarcísio da Silva Oliveira fez um estudo sobre a suscetibilidade de alguns tipos de madeira ao ataque de cupins e descobriu que as madeiras de Eucalyptus microcorys, Eucalyptus citriodora e Eucalyptus cloeziana apresentaram alta resistência ao ataque de cupins.

O que podemos resumir é que madeiras mais densas, que absorvem pouca umidade e de alta qualidade vão ser menos suscetíveis ao ataque de cupins do que outros tipos de madeira.

Uma opção para substituir o piso de madeira, é a utilização de pisos laminados. São bem resistentes ao ataque de cupins por não serem madeira de verdade, e algumas empresas até garantem que os cupins não vão atacá-lo, mas isso vai depender do material utilizado na composição do material do piso laminado.

COMO ME PREPARAR PARA O TRATAMENTO CONTRA CUPINS?

1º: Se houver algum móvel com focos de infestação de cupins, esvazie-o para ser pulverizado.

No dia seguinte podem colocar tudo de volta no móvel. Se achar necessário, pode passar um pano úmido com produto de limpeza da sua escolha levemente em todo o móvel antes de colocar tudo de volta.

2º: Guarde os alimentos, louças e utensílios domésticos em recipientes com tampa ou cubra-os.

O TRATAMENTO TEM CHEIRO?

Sim. A descupinização é nosso único serviço com cheiro. Isso ocorre porque o termidor tem um pouco de organofosforado na sua composição. Realmente não tem jeito.

Mas pode ficar tranquilo! O cheiro sai em até uma hora!

MINHA PAREDE VAI FICAR CHEIA DE BURACOS DEPOIS DA DESCUPINIZAÇÃO?

Muitas empresas fazem buracos muito grandes e simplesmente deixam os buracos lá depois de terminarem a barreira química contra cupins na alvenaria. Nós fazemos pequenos furos horizontais próximos aos rodapés e tampamos todos os furos com nossa Massa Especial, na mesma cor da parede tratada, deixando os furos imperceptíveis após o nosso tratamento contra cupins subterrâneos.

MINHA CASA VAI FICAR SUJA DEPOIS DA DESCUPINIZAÇÃO?

Não. Levamos panos próprios e limpamos qualquer sujeira decorrente da nossa descupinização. Você nem vai notar que estivemos lá. Talvez seja necessário que a empregada passe uma vassoura após o tratamento mas nada além disso.

E SE OS CUPINS VOLTAREM?

Nossa garantia é de verdade. Se forem identificados cupins subterrâneos vivos durante a vigência da sua garantia, basta entrar em contato e nós voltaremos gratuitamente. Pedimos apenas que aguardem o período de 1 semana para que nossos produtos atinjam toda a infestação de cupins.

TENHO ANIMAIS DOMÉSTICOS EM CASA, POSSO FAZER A DESCUPINIZAÇÃO?

Deve. Basta que você prenda seus animais domésticos na casinha ou em algum cômodo que não será pulverizado. Poderão retornar aos cômodos pulverizados depois de algumas horas.

Não se preocupe. Você receberá todas as medidas de segurança a serem tomadas nas suas Instruções do serviço.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE CUPINS

Descupinização
Leia mais sobre os nossos serviços de descupinização.

Blog das pragas: Cupins
Dicas, curiosidades e fatos sobre os cupins.

ESTÁ TENDO PROBLEMAS COM CUPINS?

Solicite agora mesmo seu orçamento online gratuito e deixe a nossa equipe cuidar do problema para você.

PROBLEMAS COM CUPINS?

Solicite agora mesmo seu orçamento online gratuito e deixe a nossa equipe cuidar do problema para você.