Dúvidas frequentes sobre Pulgas

DÚVIDAS GERAIS:

. A maioria da infestação de pulgas fica no meu cachorro? Ou na minha casa?
. Meu cachorro está com pulgas, o que eu faço?
. Posso ter pulgas em casa sem ter animais domésticos?
. Por que no verão aparecem mais pulgas?
. Devo colocar coleira anti pulgas e carrapatos no meu cão?
. Como procurar pulgas no meu cachorro?
. Existem cachorros que são mais vulneráveis a pulgas e carrapatos do que outros?
. Sal de cozinha pode matar pulgas?
. Como diferenciar pulgas dos gatos das pulgas dos cães?
. Meu tapete está cheio de pulgas! O que eu faço?
. Meu cachorro está com pulgas, o que eu faço?
. Pulgas picam humanos?
. Minha cama está cheia de pulgas, o que eu faço?
. É verdade que posso matar as pulgas das roupas colocando na máquina de lavar?
. Por quanto tempo as pulgas conseguem viver sem um hospedeiro?
. Pulgas conseguem pular até que altura?
. Pulgas podem voar?

  • A maioria da infestação de pulgas fica no meu cachorro? Ou na minha casa?
  • Meu cachorro está com pulgas, o que eu faço?
  • Posso ter pulgas em casa sem ter animais domésticos?
  • Por que no verão aparecem mais pulgas?
  • Devo colocar coleira anti pulgas e carrapatos no meu cão?
  • Como procurar pulgas no meu cachorro?
  • Existem cachorros que são mais vulneráveis a pulgas e carrapatos do
  • que outros?
  • Sal de cozinha pode matar pulgas?
  • Como diferenciar pulgas dos gatos das pulgas dos cães?
  • Meu tapete está cheio de pulgas! O que eu faço?
  • Meu cachorro está com pulgas, o que eu faço?
  • Pulgas picam humanos?
  • Minha cama está cheia de pulgas, o que eu faço?
  • É verdade que posso matar as pulgas das roupas colocando na
  • máquina de lavar?
  • Por quanto tempo as pulgas conseguem viver sem um hospedeiro?
  • Pulgas conseguem pular até que altura?
  • Pulgas podem voar?
DÚVIDAS SOBRE O SERVIÇO:

. Como me preparar para o tratamento contra pulgas?
. O tratamento tem cheiro?
. O tratamento vai manchar meus móveis, minha parede ou meu piso?
. E se as pulgas voltarem?

  • Como me preparar para o tratamento contra pulgas?
  • O tratamento tem cheiro?
  • O tratamento vai manchar meus móveis, minha parede ou meu piso?
  • E se as pulgas voltarem?

A MAIORIA DA INFESTAÇÃO DE PULGAS FICA NO MEU CACHORRO? OU NA MINHA CASA?

Na sua casa. O  ciclo de vida deste parasita possui quatro fases: ovo, larva, pupa e adulta.

A fase que vemos no cachorro e no gato é apenas a adulta, que representa 5% da infestação. As formas jovens são as 95% restantes e estão em todo o ambiente. Por isso que tratar apenas os animais não adianta, o foco está no ambiente.

MEU CACHORRO ESTÁ COM PULGAS, O QUE EU FAÇO?

Se o seu animal já está infestado, peça pro seu veterinário usar produtos de ação rápida e trate-o no antes ou durante o tratamento. Assim o ambiente e o seu animal não terão contato com pulgas após serem tratados.

Se for prevenir, o que é o indicado, peça para o veterinário produtos que assegurem uma proteção mais duradoura.

POSSO TER PULGAS EM CASA SEM TER ANIMAIS DOMÉSTICOS?

Sim. Se o morador anterior ou seu locador tinha animais domésticos e seus animais contrairam pulgas, o ambiente pode ainda estar contaminado. Pulgas na fase de pupa possuem um casulo protetor que faz com que possam ficar meses a espera de um hospedeiro, que pode ser até uma pessoa.

Outra possibilidade é de gambás, ratos ou cachorros e gatos da rua entrarem no seu quintal e trazerem pulgas.

POR QUE NO VERÃO APARECEM MAIS PULGAS?

O clima ideal para as pulgas é de altas temperaturas e alta umidade. Por isso durante o verão as pulgas atacam as nossas casas. Essas condições climáticas fazem com que o desenvolvimento das pulgas seja mais rápido, podendo até fazer com ovos completem o ciclo e virem pulgas adultas em cerca de 10 dias!

Condições ideais de temperatura para desenvolvimento das pulgas é entre 20º C e 32º C e 75% de umidade relativa do ar.

O verão é a época do ano mais proprícia para a proliferação das pulgas. Portanto, certifuqe-se de aumentar suas medidas preventivas contra carrapatos no seu cão e na sua casa.

Evite que seu pet tenha contato com cachorros e gatos que você não conhece, tome cuidado extra com praças públicas e pracinhas de condomínios, e inspecione regularmente o seu cão ou gato por carrapatos e pulgas.

Leia mais sobre prevenção contra pulgas.

DEVO COLOCAR COLEIRA ANTI PULGAS E CARRAPATOS NO MEU CÃO?

Não indicamos o uso de coleiras anti-pulgas e carrapatos.  Em alguns casos essas coleiras demonstram resultados satisfatórios contra pulgas e carrapatos, mas na grande maioria não.

Mas a razão de não indicarmos o seu uso é porque muitas dessas coleiras contém organofosforados que são danosos a saúde do seu animal, e podem até levá-los ao óbito.

COMO PROCURAR PULGAS NO MEU CACHORRO?

Pulgas são mais facilmente encontradas na área proxima ao rabo, na nuca e no pescoço do animal. Porém em infestações intensas, podem ser vistas em praticamente todo o animal.

EXISTEM CACHORROS QUE SÃO MAIS VULNERÁVEIS A PULGAS E CARRAPATOS DO QUE OUTROS?

Cachorros que vivem em locais com clima quente e úmido, que apresentam frequentemente temperaturas altas e alta umidade, que saem constantemente para passear em praças e parques ou que têm contato frequente com outros cães vão ser mais suscetíveis ao ataque de pulgas e carrapatos.

SAL DE COZINHA PODE MATAR PULGAS?

Sal de cozinha pode sim matar pulgas, mas não vai controlar uma infestação. Não recomendamos o uso de sal para controlar pulgas. Pulgas podem causar danos sérios a saúde do animal e suas infestações devem ser controladas por profissionais capacitados para diminuir os riscos a saúde de animais e pessoas.

COMO DIFERENCIAR AS PULGA DOS GATOS DAS PULGAS DOS CÃES?

Pulgas dos gatos (ctenocephalides felis) e as pulgas dos cães (ctenocephalides canis) são espécies distintas, porém podem ser tratadas da mesma forma quando o assunto é controle de pulgas.

Você não precisa se preocupar em identificar se são pulgas de gato ou pulgas de cães que estão lhe causando problemas já que para identificar suas diferenças, seria necessário o uso de um microscópio.

Apesar do nome, as pulgas dos gatos são a espécie mais encontrada em cães no Brasil. Outras espécies de pulgas, como as pulgas dos cães ou as pulgas dos ratos (Xenopsylla cheopis) são mais difíceis de serem encontradas, mas igualmente perigosas a saúde e o bem estar dos nossos bichinhos.

Se seu cachorro ou gato está apresentando sinais de uma infestação de pulgas, a espécie infestante provavelmente será a pulga de gato (ctenocephalides felis).

E não se preocupe. Nosso tratamento contra pulgas combate todas as 3 espécies citadas acima.

MEU TAPETE ESTÁ CHEIO DE PULGAS. JOGO FORA?

Não precisa! Quando as fêmeas adultas põe seus ovos no pelo dos animais, eles caem nos carpetes e tapetes quando os animais circulam e deitam nesses locais.

Carpetes e tapetes são um local perfeito para as pulgas de todas as fases se esconderem, tanto as fases imaturas (ovo, larva e pupa), como a fase adulta.

Além de proverem um bom e quente lugar para as fases imaturas se desenvolverem, são ricos em matéria orgânica e também são grandes coletores de fezes de pulgas, que são umas das principais fonte de alimento das pulgas jovens.

E ainda é um local com passagem frequente de potenciais hospedeiros (cachorros, gatos e pessoas).

Para manter seu carpete livre de pulgas você vai precisar de um aspirador de pó.

Aspire regularmente todo o carpete para remover ovos, larvas, pupas, fezes de pulgas e pulgas adultas do seu carpete. Você pode deixar a sacola do aspirador dentro do freezer, isso vai fazer com que as pulgas em todas as fases do ciclo morram. E não se esqueça de jogar fora a sacola cheia de pulgas.

Outra medida importante é colocar as roupas de cama dos cachorros para lavar na maquina a pelo menos 60 º C e em seguida na secadora na temperatura mais quente sempre que possível. São uma das maiores fontes de pulgas nas casas.

MEU CACHORRO ESTÁ COM PULGAS, O QUE EU FAÇO?

Se o seu animal já está infestado, peça pro seu veterinário usar produtos de ação rápida e trate-o no mesmo dia ou antes de dedetizar a casa. Assim o ambiente e o seu animal não terão contato com pulgas após serem tratados.

Se for prevenir, que é o indicado, utilize produtos de longa duração que protejam seu animal contra as pulgas.

Leia mais sobre produtos para controlar pulgas e carrapatos em cães.

PULGAS PICAM HUMANOS?

Sim. Pulgas preferem o sangue de cães, gatos e outros animais, mas se for necessário, se alimentam do sangue de humanos.

Picadas de pulgas em pessoas deixam pequenas urticas (lesões avermelhadas) que aparecem na pele e coçam muito se assemelham muito a picada de percevejos. Costumam picar pessoas geralmente nas pernas e pés.

Se você foi picado por uma pulga, coloque gelo no local imediatamente para aliviar a coceira. Em seguida tome um banho morno com aveia. Isso mesmo. A aveia crua possui nutrientes que hidratam a pele, ajudam a cicatrizar infecções e ainda diminuem a coceira da picada de pulgas.

Coçar essas picadas pode levar a infecções secundárias que necessitem tratamento, em cães e pessoas também, principalmente se forem alérgicos a mordida de pulgas.

MINHA CAMA ESTÁ CHEIA DE PULGAS, O QUE EU FAÇO?

Pulgas geralmente não ficam em camas de pessoas. Percevejos de cama sim. Pulgas encontradas em camas devem estar ali porque o animal infestado deve ter subido na cama em algum momento ou somente para fazer uma refeição de sangue na pessoa que dorme na cama.

É possível que caso a roupa de cama esteja há alguns dias sem ser lavada,  que esteja com alguns ovos na roupa de cama, e embaixo da cama alguns ovos, larvas e pupas.

Basta colocar toda a roupa de cama para lavar na máquina por 10 minutos a 60 ºC e depois colocar na secadora na temperatura mais alta. Passe também um aspirador de pó em toda a estrutura da cama e em todo o piso do quarto.

É VERDADE QUE POSSO MATAR AS PULGAS DAS ROUPAS COLOCANDO NA MAQUINA DE LAVAR?

Sim. Tanto o frio extremo como o calor extremo é capaz de matar as pulgas e seus ovos. E você pode usar a temperatura para matar as pulgas sozinho!

Pulgas, em todos os estágios da vida, podem ser mortas durante o processo de lavagem com água de uma lavadora.

Para matar pulgas em roupas, basta colocar todas as roupas, tecidos e roupas de cama (principalmente cobertores e lençóis dos cachorros ou gatos) dentro da lavadora e colocar para lavar por 10 minutos a 60 º C.

Em seguida, coloque na maquina de secar na temperatura máxima. Se não tiver uma secadora, coloque as roupas no varal ao sol e passe com ferro de passar roupa cada uma, assim que secarem.

Você pode colocar um amaciante ou qualquer produto que goste de utilizar normalmente durante este processo.

POR QUANTO TEMPO AS PULGAS CONSEGUEM VIVER SEM UM HOSPEDEIRO?

Uma pulga adulta pode viver mais de 100 dias se tiver um hospedeiro disponível. Sem um hospedeiro disponível, uma pulga adulta vai morrer entre 2 e 14 dias, dependendo das condições de temperatura e umidade.

Já as fazes jovens da pulga podem viver até meses sem um hospedeiro disponível, o que torna praticamente impossível que uma infestação morra de fome se o hospedeiro for removido do local infestado.

PULGAS CONSEGUEM PULAR ATÉ QUE ALTURA?

Sim. Pulgas são capazes de pular cerca de 100 vezes a sua altura. O que faz com que possam facilmente pular de um hospedeiro para outro e também do chão para um hospedeiro que esteja de passagem.

Uma pulga adulta pode pular cerca de 1,2m de altura!

PULGAS PODEM VOAR?

Não. Pulgas não possuem asas e portanto, não possuem capacidade de voar. Conseguem atingir locais altos graças a sua capacidade de pular 100 vezes a sua altura.

COMO ME PREPARAR PARA O TRATAMENTO CONTRA PULGAS?

1) Primeiro precisamos que você trate seu animal doméstico contra pulgas antes do tratamento ou no dia do tratamento.

2) Vamos precisar de uma pessoa adulta no local para receber o nosso profissional (ela ficará em cômodo adjacente ao que estiver sendo tratado) e que todas pessoas e animais domésticos saiam de casa.

Adultos e jovens poderão retornar 8h após o serviço. Crianças pequenas, alérgicos, grávidas, idosos e animais domésticos poderão retornar 24h após o tratamento.

3) E por último, pedimos que limpem todo o piso antes do retorno de bebês, alérgicos, grávidas, idosos e animais domésticos.

É essencial que os 3 passos acima sejam seguidos, ok?
Seguindo todos os passos acima, com certeza teremos um tratamento 100% eficaz e seguro! 😉

Para mais detalhes solicite nossas Instruções do Serviço.

O TRATAMENTO TEM CHEIRO?

Não. Todos os nossos tratamentos possuem opção de tratamento sem cheiro. Vamos utilizar produtos com um pouco de cheiro em áreas internas somente se encontrarmos focos de infestação de pulgas em estado bem avançado e caso você permita.

O TRATAMENTO VAI MANCHAR MEUS MÓVEIS, MINHA PAREDE OU MEU PISO?

Não. No nosso tratamento contra pulgas utilizamos somente produtos de qualidade, que não mancham ou alteram a tonalidade de qualquer tipo de concreto, massa, papel de parede ou madeira.

E SE AS PULGAS VOLTAREM?

Nossa garantia é de verdade. Se forem identificadas pulgas vivas durante a vigência da sua garantia, basta entrar em contato e nós voltaremos gratuitamente. Pedimos apenas que aguardem o período de 1 semana para que nossos produtos atinjam toda a infestação.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE PULGAS

Dedetização de pulgas
Leia mais sobre o nosso tratamento contra pulgas.

Blog das pragas: Pulgas
Dicas, curiosidades e fatos sobre as pulgas.

Bibloteca das pragas: Pulgas
Aprenda tudo que você precisa saber sobre as pulgas.

MANDE AS PRAGAS PARA BEM LONGE

Fale agora mesmo com nossa equipe e resolva o problema.

Atendimento de seg à sex, das 8h às 17h.

MANDE AS PRAGAS PARA BEM LONGE

Fale agora mesmo com nossa equipe e resolva o problema.

Atendimento de seg à sex, das 8h às 17h.